Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

O que o seu gosto em música diz sobre si... (o bom e o mau)

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, analisou os traços de personalidade partilhados por indivíduos com preferências por diversos tipos de música.

O que o seu gosto em música diz sobre si... (o bom e o mau)

O gosto em música de alguém pode facultar informações chave sobre a sua personalidade, diz o novo estudo.

A análise dos investigadores britânicos sugere que quem aprecia música descontraída e acústica, é provavelmente mais falador e energético, enquanto que os apreciadores de ópera tendem a ser mais imaginativos e introspetivos.

De modo a chegarem a esta conclusão, os investigadores conduziram uma série de estudos online, que abrangeram um universo de 20 mil pessoas.

Foram apresentados aos participantes 25 extratos musicais com os quais não estavam familiarizados, dentro de vários géneros.

Os voluntários completaram ainda inquéritos de forma a que os académicos pudessem avaliar os seu tipo de personalidade – incluindo índices de tolerância, extroversão, afabilidade, neuroticismo e conscienciosidade.

Os resultados revelaram que quem tem uma personalidade mais aberta gosta geralmente de música mais sofisticada, e demonstra menos interesse em música descontraída e acústica.

Entretanto, indivíduos detentores de uma personalidade mais extrovertida tendem a preferir música despretensiosa, incluindo acústica e música mais relaxante.

Naquele estudo, publicado no periódico Psychological Science, os investigadores disseram: “Os dados apurados corroboram que a música – como forma de expressão ubíqua em todas as culturas humanas – comunica informação significativa pertinente a caraterísticas psicológicas humanas inatas e fundamentais”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório