Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Pessoas que sofrem de depressão têm maior risco de sofrer de demência

Os especialistas fizeram a descoberta depois de estudarem o processo de perda de memória e de tomada de decisões em 71 mil indivíduos – alguns diagnosticados com depressão e outros que apresentavam apenas sintomas.

Pessoas que sofrem de depressão têm maior risco de sofrer de demência
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Humor

Quem sofre de depressão está mais propenso a desenvolver demência, já que a patologia acelera o envelhecimento do cérebro.

Apesar da comunidade científica já ter apurado anteriormente que quem sofria de depressão e de ansiedade apresentava um maior risco de vir a padecer de demência num estágio mais avançado da vida, este estudo é o primeiro que estabelece uma ligação entre a depressão e as funções cognitivas em geral.

Os autores da pesquisa sublinham a importância dos dados apurados para a realização de intervenções precoces, já que pode levar várias décadas antes que a demência seja diagnosticada. Neste momento essa doença degenerativa ainda não tem cura.

A médica e investigadora Darya Gaysina, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, pede por mais apoio para quem sofre de depressão.

“Estes resultados devem ser mais uma razão para que os governos levem a sério a questão da saúde mental e que garantam assim providências imediatas no sistema de saúde”, disse Gaysina.

“É necessário proteger a saúde mental das pessoas, de modo a proteger também as suas funções cognitivas à medida que envelhecem”, acrescentou a especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório