Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Seis coisas que deve fazer para dormir uma boa noite de sono (já!)

Uma boa noite de sono faz maravilhas pela saúde, porém para muitos de nós é algo extremamente raro… Estas seis dicas divulgadas pela publicação BBC News, vão levá-lo até às nuvens...

Seis coisas que deve fazer para dormir uma boa noite de sono (já!)
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descanso

Especialistas da comunidade médica e científica alertam que dormir horas insuficientes poderá aumentar a ocorrência de doenças do foro mental, incluindo de depressão, doença bipolar ou de doenças cardíacas.

Avisam ainda que a sociedade moderna atual não respeita o ritmo natural do corpo, algo que se reflete numa sensação de cansaço constante e de sono, mas também sobre diversos outros processos fisiológicos.

Então o que deve fazer:

Limite sua exposição à luz durante a noite

Evite utilizar telemóveis, computadores e verificar as redes sociais, uma hora antes de se deitar, garante o professor Malcolm von Schantz, da Universidade de Surrey, no Reino Unido . Estes aparelhos produzem uma luz azul poderosa que atrasa a sensação de sono – bloqueando a libertação de melatonina, a hormona que o corpo produz e que nos envia o sinal de quando está na hora de ir dormir.

Mais ainda mantenha as divisões da casa, na escuridão ou a meia luz.

Seja consistente

Pode ser tentador ficar acordado até mais tarde às sexta-feiras ou aos sábados, mas idealmente é bom ter um horário padrão para ir dormir todos os dias na semana.

Ajudando assim a reduzir o chamado ‘jet lag social’ - a descompensação do horário de quando vamos dormir durante a semana de trabalho em comparação com o horário de sono do fim de semana. Essa diferença horária pode causar o aumento do risco de doenças cardíacas e outros problemas metabólicos.

Faça do seu quarto um lugar confortável para dormir

‘Expulse’ do seu quarto a presença de aparelhos eletrónicos, como a televisão, telefones, tablets ou computadores. Mantenha também o quarto a uma temperatura fresca e agradável. Fisiologicamente é mais fácil para o corpo ‘desligar’ e dormir quando num ambiente de temperatura mais fria.

Aproveite o sol da manhã

O nosso relógio biológico está desenhado para seguir o ritmo do sol - ele desperta e quer dormir consoante os horários em que o sol nasce e se põe.

Aproveite o sol da manhã, abra as cortinas ou simplesmente saia de casa.

Tenha uma rotina

Quando estabelece uma rotina antes de ir dormir, tal ajuda a sinalizar diariamente o corpo quando é a hora de ir para a cama, explica Ben Carter, da instituição superior King's College London.

Atividades como ler um livro, ouvir um podcast ou tomar um banho podem ajudar a mente a entender que é hora de ir dormir.

Evite bebidas com cafeína

Evite o café, mas não só! Alguns tipos de chás e refrigerantes, por exemplo, podem conter cafeína na composição, que fica no nosso organismo por cinco a nove horas.

E que tal um copo de vinho? Ou talvez não...

Sim, existe a dica número sete. Mas será que realmente ajuda a dormir? Uma taça ou duas de vinho ou então um brandy são para muitos um ‘ritual’ antes do merecido descanso.

Mas apesar do que pode parecer, especialistas dizem que isso não melhora o sono.

"O álcool tem um efeito estranho que faz com que seja mais fácil adormecer, mas também faz com que seja mais difícil manter um sono duradouro”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório