Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Não são só desvantagens! Obesos sobrevivem mais a estas doenças...

Pessoas obesas têm o dobro da probabilidade de sobreviverem a doenças infecciosas, comparativamente a pacientes magros.

Não são só desvantagens! Obesos sobrevivem mais a estas doenças...
Notícias ao Minuto

21:00 - 25/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Paradoxo

O novo estudo dinamarquês, apurou que os pacientes obesos apresentam uma propensão 50% menor de virem a falecer, relativamente a indivíduos com o peso considerado ‘normal’, e que os pacientes abaixo do peso recomendado têm 2,2 ainda mais hipóteses de morrerem.

O ‘paradoxo da obesidade’ inclui doenças como a pneumonia – nestes casos os pacientes com excesso de peso veem o risco de morte diminuir para 30%.

Uma equipa de investigadores observou os dados de cerca de 18 mil pacientes que tinham sido admitidos nas urgências devido a doenças infecciosas, e o risco de morte 90 dias após terem recebido alta hospitalar.

E concluíram que os pacientes abaixo do peso recomendado estavam mais predispostos, em 2,2 vezes a virem a falecer como consequência daquelas patologias, comparativamente a indivíduos com o peso aconselhado.

Todavia, quem sofria de excesso de peso mostrou ter 40% menos de probabilidade de morrer, relativamente aos que tinham o peso ‘normal’ e os obesos viram o seu risco de morte reduzido para 50%.

Os investigadores sugerem que a obesidade pode ser uma defesa evolutiva de combate a vários tipos de patologias infecciosas.

Note-se que um outro estudo, que foi realizado nos Estados Unidos e que analisou um universo de 1,7 milhões de pacientes, apurou conclusões semelhantes. Esses investigadores detetaram que pessoas com excesso de peso tinham uma probabilidade maior de sobrevivência de cerca de 23%, comparativamente a indivíduos com o dito peso ‘normal’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório