Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

A 'dieta' da Bela Adormecida “não é nada recomendável”, nem é uma dieta

Mais uma 'moda' que surge na internet e promete perda de peso da noite para o dia (literalmente).

A 'dieta' da Bela Adormecida “não é nada recomendável”, nem é uma dieta
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dieta

Na ânsia de se perder peso, muitos são os que optam por experimentar as ‘dietas milagrosas’ que prometem uma perda de peso quase imediata sem se falar nas consequencias. “Talvez esta resulte”, pensam os aderentes às modas, que sujeitam o seu corpo aos truques que garantem que se perde barriga num dia, se deixar de comer certos alimentos, ou um quilo por dia, ao comer apenas sopas ou sumos.

Nada destas modas são saudáveis e nenhuma é recomendada por nutricionistas, que se unem pela defesa da ideia de que a perda de peso é conseguida com uma dieta equilibrada, com produtos saudáveis e prática de exercício físico. Embora a ideia seja generalizada, ainda se nota a preferência pelas dietas milagrosas, porque “temos de perder peso rápido, antes do evento X ou do início do verão”.

Entre as modas, especialistas apontam umas mais perigosas que outras, que tendem a ser seguidas por uma faixa etária mais jovem, que se deixa influenciar por ideias que ganham destaque nas redes sociais e que especialistas fazem por usar este meio meio para criticar a dieta em questão. A mais recentemente partilhada, faz referência a uma princesa da Disney, chama-se dieta da Bela Adormecida e é tudo menos uma dieta, já que não se baseia em limitações ou consumo de alimentos específicos, mas na toma de tranquilizantes que nos façam dormir mais e, consequentemente, não comer.

Explica o Deporte y Vida que os tranquilizantes devem ser usados por quem sofre de depressão ou ansiedade e não por quem tem (ou não) algum peso a mais. “Dormir (de forma saudável) é essencial para se perder peso” até porque a falta de sono altera o equilíbrio do próprio organismo e incentiva de certa forma ao consumo de mais açúcar, contudo, obrigar-se a dormir de forma pouco natural e rescindir uma alimentação saudável é como “perder a vida”, aponta o site.

Esta não é a primeira dieta do género. Há tempos falamos da dieta da Cinderela, que surgiu no Japão, e dividiu opiniões pela ‘técnica’ defendida, que se baseava em calcular a altura, em metros, colocar ao quadrado e multiplicar por 18. Ou seja, como explica o Revelist, uma mulher com cerca de 1,65m de altura deverá, segundo esta dieta, atingir o peso de 49Kg, valor bem abaixo do intervalo de peso recomendado para uma mulher desta altura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório