Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Depressão nos homens piora os problemas de fertilidade do casal

O problema relaciona-se com a toma de anti-depressivos e não só.

Depressão nos homens piora os problemas de fertilidade do casal
Notícias ao Minuto

17:00 - 24/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fertilidade

Em diversos estudos sobre conceção é apontada a relação entre tentativa de gravidez e depressão, dentre os quais se destacam os valores de 41% das mulheres que procuram tratamentos para a infertilidade, que são depressivas, e quase 50%, no caso dos homens.

Pelos elevados valores e falta de justificação para a relação, um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA abordou este mesmo tema, que foi apresentado esta quinta-feira, dia 24, num trabalho publicado como ‘Fertility and Sterility”.

No estudo, aponta-se a associação entre aborto espontâneo e antidepressivos específicos que inibem a recaptação de serotina nas mulheres, mas não entre este medicamento e infertilidade por parte da mulher.

Os dados foram recolhidos com base em questionários feitos a mais de 1500 mulheres e número semelhante de homens, que tentavam engravidar. Da amostra, o grupo de cientistas concluiu que, no caso das mulheres, a depressão não influencia a capacidade de engravidar, de forma direta, mas aumenta a probabilidade de aborto espontâneo e que por parte dos homens, o estado depressivo diminui em 60% a probabilidade de chegar à conceção ou gravidez até ao fim.

Com tais conclusões, espera-se que os tratamentos orientados para o sucesso da gravidez tenham em conta as relevantes informações, já que a depressão é um fator bastante presente em casais que sintam grandes dificuldades em engravidar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório