Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Protetores solares à prova de água, são realmente à prova de água?

Quem nunca passou uns bons 15 minutos a espalhar protetor solar na pele, apenas para de seguida ir nadar e descobrir após umas horas que apanhou um valente escaldão?

Protetores solares à prova de água, são realmente à prova de água?
Notícias ao Minuto

16:00 - 24/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Escaldante

Tal poderá acontecer devido ao facto de muitas das populares marcas de protetor solar à prova de água, não serem afinal e de todo resistentes à água.

Um estudo britânico, conduzido pela associação de defesa do consumidor Which, analisou várias marcas de supermercado e de farmácia, relativamente às promessas que fazem nas embalagens, e apurou que o fator de proteção solar (FPS) decaía em cerca de 59% após 40 minutos da pele estar em contacto com a água salgada.

Os investigadores concluíram ainda que os testes laboratoriais aos quais são sujeitos estes cremes têm “graves defeitos”. Atualmente, as loções de proteção são testadas emergindo voluntários num banho de torneira (com água doce), cuja circulação replica uma “atividade moderada”. Os fabricantes podem dizer que um creme é resistente à água se o FPS registar um decréscimo até 50%, após dois períodos de 20 minutos no banho.

Todavia, os cientistas decidiram conduzir desta vez os habituais testes em água salgada, com cloro e em água de movimento rápido (já que a maioria de nós não nada em banheiras…), e apuraram que o FPS de vários produtos de marcas de renome internacional desceu para cerca de 60%, após 40 minutos em água salgada, com cloro e com correntes.

De acordo com a Which, os requisitos atuais para testar estas loções são “irrealistas e insignificantes”, e estão a colocar as pessoas “em risco”, já que não existe maneira dos consumidores saberem qual o FPS que estão de facto a utilizar quando entram no mar ou na piscina.

“A nossa pesquisa demonstra que os protetores à prova de água não fazem aquilo que prometem, quando os sujeitamos a testes rigorosos”, alerta Nikki Stopford, diretora de investigação na Which.

Então o que deve fazer para se proteger? Há apenas uma coisa que pode fazer: reaplique e reaplique o creme assim que saia da água.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório