Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Comer sozinho faz mal à sua saúde. Saiba porquê

Comer sozinho pode estar a torná-lo infeliz, diz estudo.

Comer sozinho faz mal à sua saúde. Saiba porquê
Notícias ao Minuto

18:00 - 27/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hora do jantar?

De acordo com uma nova pesquisa, comer sozinho é uma das principais causas de infelicidade.

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, questionou mais de oito mil indivíduos com o intuito de averiguar como as pessoas comuns podem aumentar a sua qualidade de vida, no dia a dia.

Surpreendentemente, o estudo apurou que comer as refeições sozinho está mais associado ao sentimento de infelicidade, comparativamente a qualquer outro fator (excluindo doenças mentais).

Os académicos concluíram que quem comia só apresentava um nível de felicidade 7,9 pontos mais baixo, relativamente a quem comia com companhia.

Naturalmente, a incidência de condições do foro mental registou a maior associação negativa com mal estar. Os inquiridos que sofriam de ansiedade, depressão, de ataques de pânico ou com comportamentos compulsivos, registaram um índice de felicidade inferior à média, em 8,5 pontos.

Contrariamente, partilhar refeições com outras pessoas mostrou-se um indicador determinante tendo em conta o bem estar geral, sendo 0,22 pontos mais elevado; assim como ter tempo suficiente para realizar tarefas (0,36); uma vida sexual satisfatória (0,44) e dormir bem (0,93).

Os investigadores salientam que os resultados apontam para a importância de interagir cara a cara com outras pessoas, como forma de alcançar e preservar a felicidade.

Isto porque outras formas de contacto social, incluindo falar com os vizinhos e sair com os amigos ou estar fisicamente com a família, foram associados a maiores níveis de felicidade, enquanto que enviar mensagens pelo telemóvel, e-mails ou outros tipos de interação digital, incluindo nas redes sociais, não acrescentou aos índices de contentamento.

“A qualidade dos nossos relacionamentos e passar tempo com outras pessoas presencial e não digitalmente, pode de facto melhorar a nossa qualidade de vida: nada bate o poder da ‘simples’ interação humana. Devemos estar mais juntos, comer mais vezes juntos e partilhar mais momentos juntos!”, referiu um dos investigadores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório