Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Beber água com sal é a nova tendência… especialista dá o seu veredito

“A ideia de que é possível limpar o organismo de impurezas e toxinas desta forma, é uma aldrabice”.

Beber água com sal é a nova tendência… especialista dá o seu veredito

Modas na área da saúde geralmente vem e vão, aliás tão rapidamente como apareceram, e algumas têm um fundamento mais científico do que outras.

E beber água com sal é uma das mais recentes tendências alimentares. Enquanto que há quem defenda que consumir a bebida salina expulsa as toxinas presentes no corpo e aumenta os níveis de energia, outros são mais céticos acerca dos supostos benefícios provenientes daquela mistura.

Todavia, Rhiannon Lambert, nutricionista no conceituado hospital privado londrino Harley Clinic, não acredita nas potencialidades de detox da substância.

“Somos bombardeados com informação nova todos os dias, e torna-se difícil entender o que é realmente verdade, especialmente quando se trata destas modas alimentares passageiras que vemos na Internet”, disse em entrevista à publicação britânica The Independent.

“Vários estudos já demonstraram que o consumo de sal em moderação pode ser benéfico na regulação da pressão arterial. No entanto, ingerir sal em demasia pode contribuir, ao invés, para a incidência de hipertensão”.

Apesar de Lambert admitir que é necessário consumir pequenas quantidades de sal, como parte integrante de uma dieta diversificada e equilibrada, também afirma que não existem estudos que comprovem a validade de beber água com sal para melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

“É importante perceber que os potenciais benefícios desta bebida devem-se apenas ao seu ingrediente principal – que é a água!”, sublinha a médica.

“Mais ainda, há algo que deve saber sobre o chamado processo de detox ou de desintoxicar o organismo, livrando-o de impurezas e de toxinas – é uma aldrabice. Trata-se de um conceito pseudo científico que foi criado para vender produtos dietéticos”, sublinha Lambert.

A especialista alerta ainda para os potenciais efeitos nocivos de desidratação associados a ingerir sal em demasia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório