Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A obesidade animal existe, e tem de ser combatida

A Royal Canin está a promover um programa de alerta para este problema, que promete certificar 150 clínicas até ao final do ano.

A obesidade animal existe, e tem de ser combatida
Notícias ao Minuto

16:00 - 23/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Obesidade

Tal como no caso dos seres humanos, é comum estar-se em excesso de peso sem que se apresente uma imagem tipicamente associada a obesidade, também nos animais há casos em que sofrem excesso de peso sem que o notemos.

O problema é grave e bastante comum – segundo a marca de produtos de alimentação animal, mais de metade dos animais de estimação em todo o mundo têm excesso de peso ou sofrem de obesidade. Como consequências, aponta-se a diminuição da esperança média de vida do animal e desenvolvimento de doenças como osteoartrite, diabetes ou problemas cardiovasculares, uma realidade que a Royal Canin pretende mudar através do projeto piloto, já lançado, ‘Programa de Perda e Controlo de Peso’, que se apresenta sob o mote ‘A saúde tem de ganhar mais peso que eles’.

Com uma comunicação próxima dos especialistas, o projeto passa por fornecer aos veterinários material que facilitem o tratamento e acompanhamento deste problema, como uma alimentação mais adequada, com respeito pelas necessidades energéticas, bem como ferramentas que ajudem a consciencializar os donos para o problema que afeta cada vez mais animais, por exemplo, um colete onde se colocam pesos e que é usado para mostrar que um volume que parece pouco relevante é bastante significante quando nos referimos a gordura no animal.

Com isto, espera-se “promover o seu compromisso para a promoção do peso saudável no seu animal”, explica Thierry Correia, médico veterinário que trabalha com a marca. Este é um problema geral a vários países, inclusive Portugal, como refere Joana Pereira, médica veterinária da Royal Canin no país, para quem “este projeto é a única forma de recuperar a qualidade de vida do animal”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório