Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Dia Nacional da Segurança Infantil: Porque todo o cuidado é pouco

Hoje é o Dia Nacional da Segurança Infantil, promovido pela APSI. A companhia sueca de mobiliário IKEA leva este tema muito a sério e trabalha todos os dias para ajudar as famílias em Portugal, e para que as suas casas sejam lugares mais seguros, especialmente para as crianças – as melhores pessoas do mundo.

Dia Nacional da Segurança Infantil: Porque todo o cuidado é pouco
Notícias ao Minuto

19:00 - 23/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Efeméride

Foi com esse objetivo que o IKEA criou o projeto 'Bem Seguro', para chamar a atenção das pessoas para este tema a nível global. Espreite aqui algumas dicas úteis:

Na cozinha: quem é que não gosta de contar com os pequenos ajudantes para fazer o jantar? Eles adoram brincar na cozinha e ser os chefs lá de casa mas é muito importante que tenham sempre a supervisão de um adulto. Quando são muito curiosos para espreitar se as almôndegas estão finalmente prontas a sair do forno é preciso ter ainda mais cuidado – mantenha-os afastados do forno quando este está ligado.  As facas, tesouras e objetos afiados devem ser arrumados numa gaveta com fecho de segurança, também os detergentes e os sacos de plástico devem estar guardados no armário longe do alcance das crianças.

No quarto das crianças: os armários altos devem estar sempre presos à parede; os brinquedos das crianças devem estar arrumado a alturas a que consigam chegar-lhes, para evitar que se pendurem ou subam aos armários; as tomadas elétricas devem ter tampas de segurança, para evitar choques; também é importante que os estores e/ou cortinados não tenham fios que podem ser perigosos.

Na casa de banho: cuidado com as mãos molhadas e os pequenos eletrodomésticos! Quando começam a tomar banho sozinhos, os tapetes antiderrapantes podem ser os maiores aliados 'anti quedas'. Os medicamentos devem estar bem guardados em armários fechados.

Na sala: os cantos das mesas e superfícies pontiagudas devem estar protegidas com protetores de cantos 'à prova de cabeçadas'. Porque os mais pequenos gostam de fazer companhia e brincar ao pé dos pais, também é importante ter os brinquedos onde lhes possam chegar e por outro lado, evitar ter objetos pequenos à mão de semear, onde as crianças lhes podem chegar. Quando em casas com lareira, a proteção é fundamental, para evitar que saltem fagulhas e que alguém se possa queimar!

Na varanda: as janelas devem ter um sistema de segurança para os mais pequenos não conseguirem abri-las; objetos altos de apoio, como bancos ou armários, devem estar afastados do parapeito das janelas, para evitar que as crianças se pendurem;

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório