Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Sim, ser bilingue torna o seu cérebro mais eficiente

As capacidades cerebrais são também melhoradas com a aprendizagem de um instrumento musical.

Sim, ser bilingue torna o seu cérebro mais eficiente
Notícias ao Minuto

14:00 - 23/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cérebro

Tanto os músicos como aqueles que sabem mais do que uma língua, têm a capacidade para terminar uma tarefa com ativação de menos partes do cérebro, em comparação com quem não conta com tais caraterísticas. Foi esta a conclusão a que chegou um grupo de investigadores do Centro de Cuidado Geriátrico do Canadá.

Ao carecer de um menor esforço cerebral, tais indivíduos garantem uma maior prevenção contra a demência e deterioração cognitiva.

O referido estudo contou com uma amostra composta pelos três casos: indivíduos que só falam uma língua, músicos que só falam inglês e bilingues que não sabem tocar um instrumento musical. Numa ou noutra tarefa, os dois últimos grupos apresentaram melhores resultados em termo de desempenho cognitivo.

Explica o Sur que, embora a amostra analisada tenha sido muito pouco relevante (42 indivíduos), serviu para justificar que há mais sinais de ativação cerebral no cérebro de quem fala mais que uma língua. Quanto à formação musical, esperam conseguir, através de novos estudos, novos dados acerca da relevância desta prática para a eficiência do cérebro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório