Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Uma boa postura não garante que se evite dores de costas, mas isto sim

É inevitável, para quem trabalha à secretária.

Uma boa postura não garante que se evite dores de costas, mas isto sim
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dores musculares

Com as horas que normalmente passamos sentados à secretária, é comum sentir-se dores de costas, principalmente por quem é bastante alto. Sentar-se numa bola de pilates, em vez de numa cadeira, ou optar por trabalhar alguns momentos de pé, com o apoio de uma base que computador bastante mais alta, são opções apresentadas para garantir uma boa postura e evitar posteriores problemas de coluna.

Mas segundo o El Confidencial, uma melhor postura não garante que se elimine o risco de dores de costas. O jornal espanhol sustenta-se na opinião de alguns especialistas que defendem que “não existe uma posição perfeita” e que uma postura mais correta não garante a proteção contra dores já que “o importante não é como nos posicionamos, mas como nos movemos”.

Como aponta a fisioterapeuta Ashley James, “não há provas reais de que uma má postura traga problemas a longo prazo ou pelo menos tal não é um problema tão grave como o apontamos”.

Ainda assim, o problema de dores de costas é real, e afeta grande percentagem da população laboral. Mas para os especialistas que agora se pronunciam, o problema está no movimento – ou falta dele -, por exemplo o tempo que se passa numa posição constante, sem se mexer.

Para tal problema, a solução passa então por se focar na zona central do seu corpo, ou seja, abdómen, zona pélvica e coluna, que se deve manter direita, mas sem demasiada tensão. Por isso, se por alguns momentos quiser sentar-se mais ‘descaído’ na cadeira, para um maior conforto, pode fazê-lo (desde que não mantenha a posição por horas).

A fisioterapeuta explica ainda que, quando o corpo sofre demasiada tensão, o cérebro envia a informação de que é necessário proteger tal músculo. O resultado, é um corpo praticamente todo tempo, que dificilmente encontra uma posição correta e confortável. A prevenção é por isso essencial para a total saúde dos seus músculos e coluna.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório