Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Crianças: Contacto com germes pode prevenir aparecimento de leucemia

O instinto é querermos manter as crianças longe da sujidade e dos germes, porém parece que essa poderá não ser a melhor atitude a seguir...

Crianças: Contacto com germes pode prevenir aparecimento de leucemia
Notícias ao Minuto

06:00 - 23/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

De acordo com uma pesquisa divulgada pela BBC News, essa vida "livre de germes e micróbios" pode ser afinal a causa de um dos tipos de cancro mais comuns na infância.

A leucemia linfoblástica (ou linfoide) aguda afeta cerca de 300 mil crianças por ano, em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa do Cancro, parte integrante da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com Mel Greaves, do Instituto de Pesquisa do Cancro britânico, situado em Londres, o sistema imunológico pode tornar-se canceroso se não estiver em contacto com uma quantidade razoável de micróbios logo no início da vida.

As conclusões de Greaves baseiam-se em dados recolhidos ao longo de 30 anos de investigação, e apontam para a possibilidade de prevenir a incidência de leucemia através da exposição das crianças a algumas bactérias.

Tempestade perfeita

A leucemia infantil é mais comum nas sociedades desenvolvidas e afluentes, o que sugere uma relação entre a doença e um estilo moderno de vida.

Estudos anteriores sugeriram que elementos presentes na sociedade contemporânea, como ondas eletromagnéticas e produtos químicos, possam estar relacionados com o aparecimento da patologia.

Todavia, todas essas possibilidades foram postas de lado pelo novo estudo divulgado na publicação científica Nature Reviews Cancer.

Greaves afirma que há três estágios para a leucemia aguda:

  • O primeiro é uma mutação genética - aparentemente impossível de ser contida, que ocorre dentro do útero da mãe;
  • Seguidamente, a falta de exposição a micróbios no primeiro ano de vida não ensina o sistema imunitário a defender-se das ameaças;
  • Tal cria condições para que uma infeção que ocorra durante a infância cause um mau funcionamento do sistema imunológico e permita o surgimento da leucemia.

"A pesquisa sugere fortemente que a leucemia linfoblástica aguda tem uma causa biológica clara e que é desencadeada por uma variedade de infeções em crianças predispostas cujos sistemas imunológicos não foram adequadamente preparados para elas", afirmou Greaves.

Longe de querer culpar os pais pelo excesso de zelo higiénico, o estudo pretendia mostrar que há um preço a ser pago pelo progresso na sociedade e na medicina.

“É complicado explicarmos aos pais que as crianças devem estar em contacto com bactérias benéficas, não se trata de simplesmente ‘abraçar’ a sujidade. O facto é que a maioria dos casos de leucemia na infância podem ser prevenidos", diz Greaves.

Greaves alerta os pais para serem "menos exigentes relativamente às infeções comuns e que estimulem o contato social com outras crianças, inclusive as mais velhas".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório