Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sofre de filofobia? Entenda melhor este medo irracional

Trata-se do medo de intimidade e de se apaixonar por alguém.

Sofre de filofobia? Entenda melhor este medo irracional

Para muitos, o amor é sinónimo de absoluta felicidade e plenitude, porém há quem fique aterrorizado só de pensar nessa possibilidade. Esta medo é designado de filofobia, que se carateriza por um enorme de temor de se conectar emocionalmente com alguém.

O problema pode ser prejudicial para a manutenção de uma vida feliz e saudável, e para o bem estar geral. Já que quem padece desta fobia tende a isolar-se, o que pode levar a que experienciem estados depressivos e de ansiedade constante.

Quais são os sintomas?

As reações podem ser emocionais e físicas. Entre as mais comuns estão o batimento cardíaco acelerado, sentimentos de medo intenso ou pânico, náuseas, falta de ar e suar profusamente, quando estes individuos tentam estabelecer ou viver uma relação mais intima com alguém.

De acordo com a comunidade médica, quem sofre desta fobia geralmente passou por traumas significativos de abandono, seja em relacionamentos amorosos ou familiares, e inconscientemente teme que os mesmos episódios traumáticos se repitam. O problema também pode ter uma origem genética ou desenvolver-se devido a mudanças neuronais.

Tratamento

As opções de tratamento são variadas, incluindo terapia, medicação com antidepressivos ou mudanças no estilo de vida (exercício, meditação, acupuntura, entre outros).

Se não for tratada, a filofobia pode aumentar o risco de complicações, incluindo isolamento social, depressão e transtornos de ansiedade, abuso de drogas e álcool e, em casos mais sérios, levar ao suicídio. Não hesite, procure ajuda profissional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório