Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Chefs lusos estão na Noruega a mostrar como se cozinha bacalhau

Os seis finalistas do 'Chefe Cozinheiro do Ano' - o maior concurso nacional de cozinha para profissionais que está já na 29ª edição, chegam hoje à Noruega para uma etapa especial desta competição.

Chefs lusos estão na Noruega a mostrar como se cozinha bacalhau
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gastronomia

Amanhã, dia 23, em Aalesund, cidade considerada a capital mundial do bacalhau, os 6 chefs terão que demonstrar o talento português para preparar este peixe que faz parte da cultura lusitana há mais de cinco séculos.

Os seis chefs a concurso são: Carlos Gonçalves (Corinthia Lisbon Hotel, Lisboa); Fernando Cardoso (Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa); Jorge Fernandes (Hotel Iberostar Lisboa, Lisboa); Pedro Pinto (Vila Vita Parc, Porches); Tony Martins(Douro Palace Hotel Resort & Spa, Baião); Vítor Adão (100 Maneiras, Lisboa).

O mercado português é o que mais consome bacalhau salgado no mundo e o seu consumo corresponde a aproximadamente 20% de todo o bacalhau capturado a nível mundial. Visto que um dos produtos que tem mais peso nas exportações da balança comercial da Noruega é o bacalhau, a aposta em ações que dinamizem o produto junto dos chefs portugueses é incontornável.

Os chefs irão viajar a convite do NSC - Conselho Norueguês das Pescas, que patrocina há vários anos o 'Chefe Cozinheiro do Ano'. Esta empresa pública norueguesa tem representação em vários países, incluindo Portugal, e o seu principal objetivo é informar e promover o consumo dos produtos do mar da Noruega, que têm uma qualidade elevada e são recolhidos com práticas de pesca sustentável.

Em Aalesund, os seis chefs portugueses irão preparar um almoço para dezenas de pessoas, incluindo os maiores exportadores noruegueses de bacalhau, e terão ainda oportunidade de participarem numa masterclass exclusiva com Christopher Davidsen, chef norueguês vencedor do Bocuse d'Argent 2017. Haverá ainda tempo para conhecer melhor o processo de transformação do bacalhau, desde a pesca até indústria de seca e salga.

Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, e é o maior porto de pesca e o quarto maior porto de exportação da Noruega. Tem várias indústrias ligadas ao sector do bacalhau, utilizando a tecnologia mais moderna mas mantendo também alguns locais com processamento completamente tradicional e manual. As indústrias ligadas ao pescado empregam 33% da mão de obra disponível e a construção e reparação naval 27%. Apesar do seu cariz industrial, esta cidade costeira é um marco da arquitectura mundial. Åalesund foi totalmente destruída por um incêndio em janeiro de 1904, tendo sido reconstruída seguindo o estilo e conceito de construção Art Nouveau (Arte Nova).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório