Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Dores menstruais insuportáveis? Saber a diferença é essencial

O período é doloroso, mas não deve ser agoniante e insuportável.

Dores menstruais insuportáveis? Saber a diferença é essencial
Notícias ao Minuto

15:00 - 22/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Menstruação

Mais ou menos fortes, não há mulher que não sofra com dores menstruais. Não ‘atingem’ o corpo todos os meses com a mesma intensidade e há quem consiga fazer a sua vida normalmente mesmo com o desconforto e quem careça de ficar em casa, no primeiro dia do período.

Mas mesmo dentro deste leque, e sendo a dor algo subjetivo, deve ser sempre algo suportável. No caso de não o ser, a mulher deverá ver um médico, principalmente nos casos em que o problema não fica resolvido com um medicamento anti-inflamatório.

Aponta o Self que, outras situações relacionadas com a menstruação em que deve considerar ver um medico, dizem respeito aos casos em que o período se torna muito mais insuportável do que era anteriormente. Tal sintoma pode estar associado a problemas de saúde como um mioma ou, maia grave, um caso de endometriose.

Miomas são tumores que crescem no útero e que, embora não sejam malignos, devem ser observados e retirados. Já a endometriose, com falamos aqui, acontece quando as células que constituem o endométrio se encontram fora da sua localização normal, por exemplo no peritoneu pélvico, nos ovários, na bexiga, no apêndice, intestinos ou, até, no diafragma, refere o especialista.

Ainda menos comum mas outro problema que se pode revelar pela dor menstrual fora do comum é um aborto espontâneo. Diz a ginecologista Candace Howe que cerca de 25% das suas clientes sofrem um aborto espontâneo, sendo comum não só o desconhecimento da gravidez como o episódio de aborto.

Nestes casos, outros problemas são despistados a partir do momento em que o episódio de dor insuportável não se repete.

Problemas de saúde à parte, as mulheres mais sensíveis sofrem, ainda assim, com o problema a cada mês. Manter uma prática de exercício regular, alimentação saudável e praticar algumas posições de yoga que fortaleçam o core ajudam (também) a suportar esta fase inevitável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório