Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

'Morrer Com Dignidade: A Decisão de Cada Um'

No dia 29 de maio, a Assembleia da República discute um assunto da maior importância, uma questão de dignidade: a despenalização da morte assistida. Quatro dias antes, a 25 de maio, a Contraponto publica uma obra intitulada 'Morrer com Dignidade: A Decisão de Cada Um', da autoria do movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade e organizada pelo médico e político João Semedo.

'Morrer Com Dignidade: A Decisão de Cada Um'
Notícias ao Minuto

18:00 - 21/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Livros

Discute-se no nosso país a despenalização da Morte Assistida, mas um aspeto é evidente, segundo o novo livro de João Semedo: morre-se mal em Portugal. Em muitos casos, a morte é um processo solitário de violenta agonia e degradação física.

Neste livro, da autoria do movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade, e organizado pelo médico e político João Semedo, defende-se que cada pessoa deve poder assumir a opção que entender sobre os últimos momentos da sua vida: continuar a sofrer ou acabar com esse martírio. Seguindo-se este enquadramento profundamente democrático, ninguém é obrigado e ninguém é impedido, o único critério é a escolha de cada um.

Esta obra, cujos direitos de autor revertem por inteiro para a ONG Médicos do Mundo, inclui:

- testemunhos de Aranda da Silva, Daniel Bessa, Edite Estrela, Francisco George, Francisco Louçã, Francisco Pinto Balsemão, Júlio Machado Vaz, Maria Filomena Mónica, Mário Nogueira, Rogério Alves e Rui Rio;

- introdução de João Semedo, prefácio do também médico Gilberto Couto, posfácio da jornalista Lucília Galha;

- respostas a 33 questões fundamentais sobre a morte assistida;

- textos dos autores dos projetos de lei em debate no Parlamento (Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS; José Manuel Pureza, deputado do BE; André Silva, deputado do PAN; Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados do PEV);

- textos de juristas sobre a consagração da despenalização na lei portuguesa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório