Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Introvertidos: Há uma razão científica para se ser assim

Os introvertidos são aqueles que preferem passar tempo sozinhos e tendem a isolar-se mais do que os extrovertidos, que preferem estar rodeados por multidões e barulhos. Será isto um problema ou ‘má vontade’?

Introvertidos: Há uma razão científica para se ser assim
Notícias ao Minuto

15:50 - 21/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

Embora sejam frequentemente apontados como antissociais, explica o Science Alert que este tipo de comportamento não evidencia que os indivíduos não apreciem situações sociais, apenas que ‘precisam’ de tempo sozinho.

E por ‘precisar’ referimo-nos à necessidade fisiológica que certos indivíduos têm de recarregar energias depois um episódio de grande “estimulação social” que resulta numa sobrecarga do sistema nervoso – especialistas identificam esta realidade como ‘ressaca dos introvertidos’.

A diferença no cérebro destes indivíduos para o dos extrovertidos está nos níveis de dopamina, que é muito superior no segundo caso e por isso requer de constante estimulação – que é conseguida em contextos sociais, mais agitados.

Outro ponto tem a ver com a exaustão emocional que alguém introvertido sente em certos contextos e que um introvertido age de forma mais natural e sem muitas questões internas.

Segundo Perpetua Neo, professor de psicologia, tal não tem de ser visto como negativo, pelo contrário, a ‘ressaca dos introvertidos’ deve ser aproveitada para realizar atividades através das quais se “explore a si mesmo”, qualquer coisa que lhe sirva para refletir seja correr, nadar, ler ou desenhar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório