Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Emagrecemos mais rápido com dieta vegan? Os mitos sobre perda de peso

É pela dimensão que certos mitos facilmente ganham que se torna essencial consultar um especialista antes de se perder peso.

Emagrecemos mais rápido com dieta vegan? Os mitos sobre perda de peso
Notícias ao Minuto

09:30 - 21/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Alimentação Saudável

Nem todas as técnicas, métodos e dietas funcionam para todos os corpos… mas também nem tudo o que se lê sobre o tema funciona, sequer, com alguém.

Mas é da vontade de se querer perder peso ‘da noite para o dia’ que muitos optam por seguir certos mitos sem os questionar. A nutricionista Sophie Guidolin, com forte presença nas redes sociais (contabiliza mais de 350 mil seguidores no Instagram) e site pessoal onde partilha dicas saudáveis sobre exercício físico e alimentação saudável, aponta os oito mitos com que mais se depara sobre a perda de peso.

“Os hidratos de carbono engordam”: São essenciais ao corpo humano já que é de lá que o corpo garante energia para bem funcionar. O ‘segredo’ está na dose certa de hidratos, proteína e gordura.

“Para emagrecer, deve acabar com as saídas noturnas”: Manter uma alimentação saudável pode parecer difícil principalmente para quem tem vários eventos sociais, mas comer fora não significa necessariamente comer mal, e evitar socializar não é de todo saudável para quem quer fazer da alimentação equilibrada um estilo de vida e não algo temporário.

“Só com cardio se consegue perder peso”: a nutricionista de 29 anos garante que já ganhou muitos campeonatos de culturismo sem ter de passar horas a correr. Um correto treino de pesos pode fazer com que perca mais calorias ao longo do dia do que uma corrifa.

“Com uma dieta vegan, emagrecemos mais rápido”: Segundo Sophie Guidolin, o melhor será não seguir nenhuma dieta, nem sequer uma vegan. Em vez disso, opte-se por uma alimentação variada e equilibrada, até porque com uma alimentação vegan a dificuldade em garantir o consumo necessário de hidratos e proteína pode-se tornar mais difícil.

“Eu recomeço a dieta segunda-feira”: Não é uma refeição que o vai fazer emagrecer, nem tão pouco deitar abaixo toda uma rotina saudável que andou a praticar até então. Se por alguma razão comeu mais calorias do que deveria na quarta-feira, por exemplo, recomece a rotina saudável logo no dia seguinte – a sua dieta não foi ‘por água abaixo’.

“Podemos comer verduras sem olhar a medidas e quantidades”: Tudo o que consome deve ser em equilíbrio, até as verduras, que são ricas em fibra além de hidratos de carbono. O seu consumo em exagero pode fazer com que inche por isso, embora deva ser a base da sua alimentação, há que não esquecer a contenção.

“Não se pode comer sempre bem”: Há que acabar com o mito de que manter uma alimentação saudável é difícil, aborrecido e faz-nos perder o prazer de comer os nossos pratos favoritos. A própria nutricionista leva uma vida saudável há vários anos e garante que não deixa de desfrutar de uma hambúrguer com os seus filhos sem perder a linha.

“A minha família vai sempre comer de uma forma diferente da minha”: Não é certo que alguém que coma de forma cuidada e atenta tenha de cozinhar um prato diferente do que o que os filhos e companheiro comem. Na casa de Sophie, todos comem o mesmo, uma boa prática que leva a que os filhos apreciem uma alimentação mais equilibrada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório