Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Gatos e bebés: Saiba o que fazer para que partilhem o espaço em segurança

Tem um bebé a caminho ou o seu filho já não se limita ao berço e ao colo?

Gatos e bebés: Saiba o que fazer para que partilhem o espaço em segurança
Notícias ao Minuto

21:30 - 18/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Animais

O seu gato de estimação provavelmente já percebeu que há um membro novo lá em casa, mas há passos a ter em consideração se quer fazer da sua casa um espaço saudável e seguro para ambos.

Se o seu filho vai crescer com o gato, terá também de se habituar ao animal e para isso importa que os pais ajudem no processo. Daniel Cummings, responsável pelo comportamento animal do projeto ‘Cats Protection’ explica o que deve e não.

Nunca deixe o seu bebé perto do gato sem supervisão, e este aspeto deve-se à segurança de ambos, já que não se sabe se haverá uma reação inesperada, principalmente quando o bebé é mais autónomo e tem maior movimento que pode assustar o gato.

O seu animal de estimação deve ser livre de escolher, por isso dê-lhe sempre opções para sair do espaço onde o bebé se encontra, se assim o entender. A par disso, esteja atento e pesquise o máximo que conseguir sobre linguagem corporal, deste modo, irá perceber se o gato não está confortável ou carece de algo que lhe esteja a tentar ‘comunicar’. Em certas ocasiões, o gato tenta comunicar algo antes de agir, mas porque os donos não o entendem, acham que o animal está a agir por impulso.

Ainda sobre a questão da ‘liberdade’ que deve dar ao gato, não sinta a necessidade de o apresentar ao bebé. Por vezes os adultos fazem-no para ajudar ao processo de socialização, mas acontece com frequência o gato sentir-se mais retraído com esta ‘pressão’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório