Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

A comida de microondas é menos saborosa, e a ciência explica porquê

Se não concorda, é porque o seu paladar está habituado a comida altamente concentrada em açúcar e sal.

A comida de microondas é menos saborosa, e a ciência explica porquê
Notícias ao Minuto

20:30 - 18/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Microonda

Há ciência por detrás da culinária. Ao cozinhar um certo alimento, é comum acontecer a reação de Maillard, processo químico que advém da combinação de açúcares, aminoácidos e calor. É este processo que dá mais sabor à comida – sendo o motivo porque a comida fica mais saborosa quando a refogamos.

Para que tal aconteça, além dos nutrientes certos é necessário que a humidade diminua. Por exemplo, uma batata crua tem 80% de humidade, para que fique cozida (e saborosa), é preciso que esta humidade baixe para os 5%.

Pelo contrário, no microondas não se consegue que a humidade diminua, por isso a reação de Maillard nunca acontece, já que em vez de aquecer o ambiente, o microondas lança ondas de rádio de alta potência que aquecem o alimento. É por isso que a comida confecionada neste aparelho nunca fica tão saborosa quanto a ‘verdadeira’.

Para contrariar esta falta de sabor, fabricantes de comida pré feita enchem o produto com açúcares e sais, na intenção de dar mais sabor ao prato, o que o muito pouco saudável. Outro aspeto que faz deste tipo de comida um prato desaconselhado é a quantidade de conservantes com que contam: não é suposto uma comida – frequentemente dita como saudável – durar dois ou três meses sem se estragar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório