Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Aguenta coração: Comprimidos de ómega 3 não funcionam, saiba o que fazer

Simplifique e volte às origens: coma peixe. Mais precisamente estes.

Aguenta coração: Comprimidos de ómega 3 não funcionam, saiba o que fazer
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

Ingerir duas porções de peixe gordo por semana, tais como o salmão, a cavala ou o arenque reduz radicalmente a probabilidade de incidência de ataques cardíacos fatais em cerca de 50% e de enfarte em 14%, indica uma nova pesquisa.

Todavia, consumir marisco mais de duas vezes por semana não apresenta benefícios adicionais, confirma a comunidade médica internacional.

Mais ainda, os suplementos que contém ómega 3, os ácidos gordos presentes no peixe, não têm o mesmo efeito do que aquele alimento.

E o consumo de peixe frito também traz menos benefícios para o organismo e para o coração, comparativamente a quando é grelhado, cozido ou assado no forno.

As novas diretrizes foram publicadas no periódico Circulation, pela Associação Norte-america do Coração.

Reforçam ainda a ideia que é fundamental que se dê prevalência ao peixe em detrimento da carne, especialmente as vermelhas ricas “em gordura saturada que entope as artérias”, ou os hambúrgueres e salsichas.

E alertam que os avisos disseminados nos últimos anos pela comunicação social acerca do peixe estar contaminado com mercúrio são exagerados, já que os benefícios de consumir peixe ultrapassam quaisquer possíveis riscos.

Tracy Parker, da Fundação Britânica do Coração, disse: “O peixe gordo, como a cavala, a truta, a sardinha, o atum ou o salmão, contém ácidos ómega 3 que ajudam a reduzir a inflamação do organismo e a coagulação sanguínea”.

E acrescentou: “Ingerir suplementos não é de todo a mesma coisa e não reduz significativamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Coma no mínimo duas porções por semana, cada porção equivale a cerca de 100 gramas”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório