Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de metade dos portugueses tem excesso de peso

No Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, o objetivo nacional fica claro com os dados apresentados: é necessário um maior alerta acerca da urgência por uma alteração no estilo de vida e alimentação que domina a maior parte da população portuguesa.

Mais de metade dos portugueses tem excesso de peso
Notícias ao Minuto

08:05 - 19/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Obesidade

Diz a Organização Mundial de Saúde que a obesidade é a epidemia do século XXI e os atuais valores que marcam a data de hoje, 19 de maio, não o poderiam ilustrar melhor.

Segundo um inquérito feito aos portugueses no ano passado, pela Master D, 17% dos portugueses consome pelo menos um refrigerante por dia e um em cada dois não garante o consumo diário de hortícolas e fruta recomendado pela OMS. Como resultado, o número de  doentes com hipertensão, problemas cardíacos, insuficiência renal, diabetes e outros problemas de saúde tendem a aumentar.

A origem do problema está na má alimentação e falta de exercício físico e como no desconhecimento do risco a que está associado o excesso de peso, mesmo que não falemos de um corpo que tipicamente seja identificado como obeso. Hoje, 5,9 milhões de portugueses tem excesso de peso, um valor alarmante e que se resolve com um planeamento alimentar e acompanhamento médico – apoio que a comunidade médica faz por dar, alertando para o problemas através da sinalização de datas como a do Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade que hoje se assinala.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório