Mais de metade dos portugueses tem excesso de peso

No Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, o objetivo nacional fica claro com os dados apresentados: é necessário um maior alerta acerca da urgência por uma alteração no estilo de vida e alimentação que domina a maior parte da população portuguesa.

Obesidade - Peso

© Reuters

Mariana Botelho
19/05/2018 08:05 ‧ 19/05/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Obesidade

Diz a Organização Mundial de Saúde que a obesidade é a epidemia do século XXI e os atuais valores que marcam a data de hoje, 19 de maio, não o poderiam ilustrar melhor.

Segundo um inquérito feito aos portugueses no ano passado, pela Master D, 17% dos portugueses consome pelo menos um refrigerante por dia e um em cada dois não garante o consumo diário de hortícolas e fruta recomendado pela OMS. Como resultado, o número de  doentes com hipertensão, problemas cardíacos, insuficiência renal, diabetes e outros problemas de saúde tendem a aumentar.

A origem do problema está na má alimentação e falta de exercício físico e como no desconhecimento do risco a que está associado o excesso de peso, mesmo que não falemos de um corpo que tipicamente seja identificado como obeso. Hoje, 5,9 milhões de portugueses tem excesso de peso, um valor alarmante e que se resolve com um planeamento alimentar e acompanhamento médico – apoio que a comunidade médica faz por dar, alertando para o problemas através da sinalização de datas como a do Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade que hoje se assinala.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas