Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vai ver o jogo da Taça? Aguenta coração, pela sua saúde acalme-se!

Vários estudos já demonstraram que assistir a jogos de futebol, e sobretudo ver a sua equipa em campo, pode provocar uma sensação extrema de stress e de ansiedade, podendo até nos casos mais extremos despotelar episódios cardíacos fatais. Respire.

Vai ver o jogo da Taça? Aguenta coração, pela sua saúde acalme-se!
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alerta leões

Inúmeras pesquisas já demonstraram que os fãs a ‘sério’ de futebol experienciam mais stress a ver uma partida que envolva a sua equipa, do que inclusive os jogadores que a jogam… sabe do que estou a falar?

Ir ao estádio, ou ficar em casa, e estar rodeado por multidões igualmente stressadas aumenta ainda mais os níveis de angústia. O coração quase salta do peito quando um jogador quase marca ou não golo, naquele momento em que o guarda-redes defende a bola por um triz e é claro que perder está fora de questão…

Pessoas que sofrem de stress extremo podem desenvolver doenças graves, como o síndrome do pânico, depressão, hipertensão, fadiga, distúrbios do sono, gastroenterites, e as potencialmente fatais doenças cardiovasculares, que incluem ataques cardíacos e enfartes. 

Mas o que pode fazer se não consegue deixar de pensar no drama futebolístico dos últimos dias? E na telenovela que se adivinha ainda para este final de tarde?

Sugerimos-lhe alguns métodos que pode e deve experimentar, antes, durante e depois do jogo

Distração cognitiva

Se sentir que vai ter um ataque de pânico ou se está à beira de um ataque de nervos, conte mentalmente e regressivamente de 100 a 0 de 3 em 3, assim: 97, 94, 91, 88 e assim por diante.

Acalme-se com música

Prepare uma lista de músicas calmas e relaxantes, e tenha-as sempre à mão: no telemóvel, no computador, no tablet… Método ideal para o dia de hoje e para qualquer outra situação mais ‘tempestuosa’.

Controle a respiração

Inspire profundamente com o nariz e segure o ar por alguns segundos, repita este processo quatro vezes. Depois, fixe a atenção no peito, na região do coração por 15 segundos. Esta técnica pode ser feita em apenas 60 segundos.

Suspire

Inspire e deixe que o ar entre rapidamente nos seus pulmões, soltando-o naturalmente, e dando um 'valente' suspiro! Sim, trata-se de uma tática extremamente eficaz para se sinta melhor, já que soltar o ar através do suspiro contribui para que se acalme mais rapidamente.

Olhe ao seu redor

Observe o ambiente que o rodeie (não, não se foque nos outros adeptos, por favor), e faça uma lista mental de cinco coisas que estão no seu campo de visão, de seguida quatro coisas que pode tocar, três que pode escutar, duas que pode cheirar e uma cujo gosto pode sentir.

Imaginação guiada

Feche os olhos, concentre-se e imagine um lugar alternativo calmo onde gostaria de estar (fora da loucura do estádio de preferência, ou da sala de estar onde todos os seus amigos e familiares estão a berrar para o televisor). Adicione detalhes à cena, de modo a que foque toda a sua mente numa situação alternativa.

Que tal, já se sente melhor?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório