Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Quer correr a Meia Maratona? Nós também. Acompanhe o nosso treino

Em conjunto com o personal trainer de corrida João Matos, o Notícias ao Minuto vai partilhar ao longo de cinco meses o plano de treino indicado a quem quer participar na EDP Meia Maratona de Lisboa.

Quer correr a Meia Maratona? Nós também. Acompanhe o nosso treino
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/05/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Corridas ao Minuto

Para os amantes de corrida, a quem não passam despercebidas as mais emblemáticas provas do país, a meia maratona que passa pela ponte Vasco da Gama, em Lisboa, é o evento que marca outubro.

São 21,1 km com partida no Parque das Nações e chegada na Praça do Comércio que muitos já conhecem e que o Notícias ao Minuto convida a que se preparem com a ajuda dos planos que aqui serão partilhados ao longo dos 151 dias que faltam para a prova.

O plano de corrida foi desenhado pelo personal trainer João Matos e é flexível e indicado a corredores de vários níveis – mesmo os que se querem estrear na Meia Maratona com esta prova. Para os corredores com mais experiência, podem complementar o plano com mais alguns treinos semanais de corrida ou reforço muscular, aponta o especialista, para quem o objetivo é apenas um: garantir que, ao cumprir o plano, qualquer atleta vai terminar a prova, “e até quem sabe melhorar o seu recorde pessoal”.

Porque a corrida é das modalidades de treino menos dispendiosas, os treinos propostos serão contabilizados por tempo e não velocidade, de modo a que a falta de material específico não limite o treino. Vai precisar apenas de umas sapatilhas de corrida e um relógio comum.

Comecemos por apresentar o especialista que será o treinador de muitos leitores durante os próximos meses. Trabalha como personal trainer há mais de 10 anos, atualmente no Lagoas HC, além de ser treinador de triatlo, modalidade que também pratica em formato de longa distância e através da qual conseguiu importantes feitos para o seu percurso profissional como o primeiro lugar sénior no triatlo longo de Olivenza, em Espanha, no ano passado, ou o terceiro lugar do escalão 30-34 do Triatlo Longo de Lamego, em 2016. Também conseguiu finalizar as provas de IronMan em Hamburgo e em Maiorca.

Ainda em 2016, representou o Sporting Clube de Portugal no triatlo onde se sagrou campeão ibérico de clubes.

Quanto ao treino, a proposta é que se comece por ganhar ritmo. “Não vamos inventar muito, o primeiro objetivo é por as pernas a mexer e ganhar consistência com o treino!”, diz o personal trainer.

Conheça o treino para as duas primeiras semanas:

- Correr 3x semana

- pelo menos uma das corridas já tem de ter 60´de corrida continua.

Ritmo sempre moderado a fácil para que a adaptação seja progressiva.

Escolham os dias que vos dá mais jeito mas, é para cumprir as 3x!

Daqui a 15 dias, será partilhada a primeira etapa de treino onde já “serão incluídas pequenas tarefas a cumprir e um pequeno teste para aferirmos a vossa condição física”, avança João Matos, cujo plano de treino será também acompanhado por três jornalistas do Notícias ao Minuto que irão partilhar a sua evolução e balanço de todo o treino.

Até 14 de outubro, data da prova, serão publicados planos quinzenais de corrida bem como algumas dicas de complemento à corrida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.