Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Onde está a proteína numa alimentação vegan?

De imediato se associa a proteína à carne, o que gera a dúvida sobre onde a encontrar quando se opta pelo veganismo.

Onde está a proteína numa alimentação vegan?
Notícias ao Minuto

13:43 - 11/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vegetarianos

Quando se opta por uma alimentação à base de produtos de origem vegetal, várias são as dúvidas que importa esclarecer, para garantir que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários, aquando da mudança alimentar.

A procura pela proteína é uma destas dúvidas, comum quando se quer garantir uma alimentação variada e não comer diariamente feijão, uma das mais comuns fontes de proteína alternativa à animal. Além desta, não só outras leguminosas como legumes, nozes, sementes, spirulina e outras algas são também fontes de proteína.

Embora os recursos sejam muitos, nem todos fornecem os mesmos níveis de bio-validade, ou seja a capacidade de os nutrientes presentes no alimento serem absorvidos pelo corpo. Para os veganos, as melhores opções neste sentido serão as lentinhas, feijões ou quinoa, segundo o site Food Matters.

Apesar das alternativas apresentadas, muitos são os que acreditam no mito de que uma alimentação vegan é pobre em proteína – assim só o é quando a alimentação não é equilibrada e bem organizada.

Mas afinal, o que é a proteína?

Diz a Food Matters que proteína é basicamente a cola que mantém o organismo todo unido. Pode ser encontrada em várias partes do corpo como músculos, osso, pele, entre outros, e são a energia que o corpo precisa e consome sob a forma de aminoácidos que o próprio corpo constrói, embora não em quantidade suficiente que garanta o bom funcionamento do organismo sem que se consuma proteína.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório