Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alimentação Zen: São sete os mandamentos para seguir esta prática

Se ‘somos o que comemos’ e queremos seguir um caminho mais espiritual, porque não levar a meditação para a cozinha?

Alimentação Zen: São sete os mandamentos para seguir esta prática
Notícias ao Minuto

10:15 - 11/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Meditação

A cultura asiática é ‘recriada’ pelo Ocidente em vários aspetos, dos quais a cozida é dos mais comuns e conhecidos. Também o são os comportamentos e estilo de vida calmo onde a meditação está sempre presente, na cozinha inclusive – tendência que parece estar a marcar presença no dia a dia do ocidente.

Para perceber em que consiste esta forma de meditação, o Lavanguardia falou com dois membros de mosteiros zen em espanha que apontam sete mandamentos que pode seguir e inserir na sua rotina (quase todos os mandamentos) ao comer ou na hora de cozinhar.

1. Simplicidade

Embora grande parte dos que praticam a alimentação zen seja vegetariana, ‘qualquer um’ a pode fazer, já que não há restrições quando ao que se come, desde que seja de origem conhecida e pura. Nada de processados.

2. Responsabilidade

Cozinhar para outros é um cargo importante – seja num mosteiro ou na sua casa. Pense em coisas positivas e concentre-se no momento de lavar os legumes, descascá-los ou cortá-los.

3. Cozinhe com o que há

É importante que opte por alimentos da época, pois são os mais indicados ao seu organismo.

4. Coma tudo o que tem no prato

Os primeiros monges eram mendigos, por isso é dado muito valor ao que se come. O agradecimento é, por isso, um dos pilares da filosofia budista.

5. Guen Mai para o pequeno almoço

Após a primeira meditação do dia, ainda antes do sol nascer, o pequeno almoço não passa por açúcares mas uma sopa japonesa de arroz que demora entre três a quatro horas a cozinhar o que é, também, uma forma de meditação. Pode acrescentar outros ingredientes como nabo, cebola ou aipo, mas nunca temperos.

6. Seguir a cerimónia dos oryoki

Oryoki significa ‘a quantidade justa’ e consiste num ritual em que se dá, recebe e agradece . Há três tamanhos de oryoki (pequeno, médio e grande) que são usados dependendo da refeição.

7. Comer em silêncio e concentrado nos alimentos

Para muitos, este será um mandamento mais difícil de por em prática do que o a sopa Guen Mai, que demora quatro horas a ficar pronta, mas para meditar com a comida, deve desfrutar daquele momento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório