Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Fibroide uterina: Este tumor afeta mais de metade da população feminina

Esta semana, a cantora FKA Twigs revelou ter retirado seis destes tumores, que pesavam o equivalente a um feto de seis meses. O problema é bastante comum e afeta o útero de muitas mulheres.

Fibroide uterina: Este tumor afeta mais de metade da população feminina
Notícias ao Minuto

09:30 - 10/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tumores

Foi durante o dia de ontem que FKA Twigs ‘desabafou’ na sua página de Instagram acerca da cirurgia no final do ano passado: “o tumor era enorme, tinha o tamanho de duas maçãs, três kiwis e alguns morangos. Uma taça de fruta de dor diária” descreve a cantora, onde refere o medo que sentiu apesar de todo o apoio e confiança por parte dos amigos e familiares.

Embora pareça um caso cirúrgico muito particular, a fibroide uterina é um problema bastante comum, ainda que seja frequentemente um caso benigno.

Também conhecido por mioma uterino, este é um tipo de tumor não cancerígeno que se apresenta como tecido muscular que cresce anormalmente no interior do útero. Diz a Women’s Health, citando a ginecologista Taraneh Shirazian, que cerca de 70% das mulheres têm pelo menos um destes miomas em algum momento da sua vida, sendo mais comum surgir entre os 30 e os 50 anos. É contudo quando o tumor cresce demasiado que as insuportáveis dores obrigam à cirurgia.

Além das dores, outros sintomas que evidenciam a fibroide uterina são o inchaço, a sensação de peso na zona pélvica, aumento do corrimento menstrual e da sua duração, constante vontade de urinar ou impossibilidade de o fazer, dores na zona pélvica e das pernas e grande desconforto durante o ato sexual. Ou seja, são inúmeros os fatores que obrigam a uma cirurgia, já que tais tumores não são algo com o qual se consiga viver normalmente.

Em vez da cirurgia, há quem opte por tratamentos hormonais, terapia por ultrassons ou miomectomia – um tipo de cirurgia não invasiva que remove o tumor sem danificar o útero.

Quando um destes tumores é identificado, e não sendo de imediato caso para alarme, a medida a tomar será vigiar o tumor e garantir que o mesmo não cresce. Quanto a FKA Twigs, está grata por finalmente se sentir melhor e pronta para deixar a dor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório