Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Saiba como recuperar bem de uma lesão (para voltar rápido ao ginásio)

Para muitos, a impossibilidade de treinar é a pior parte da recuperação, contudo, sabe-se ser essencial para garantir que se volta a ficar em forma.

Saiba como recuperar bem de uma lesão (para voltar rápido ao ginásio)
Notícias ao Minuto

08:45 - 10/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Recuperação

Uma queda ou um pé mal posicionado, por exemplo, podem resultar em dores que se tenta ignorar até ao ponto em que é impossível não admitir que não se consegue treinar. Ouvir o corpo é essencial para evitar que tais episódios se prolonguem, contudo, para muitos, a fase de recuperação é um momento bastante difícil, não pelo tratamento ou eventuais dores, mas pela impossibilidade de treinar naquele período.

Na Men’s Health UK, foi questionado aos leitores o que era pior: se a dor da lesão ou ter de evitar o ginásio enquanto se recupera. Para 94% dos leitores, a segunda opção foi a resposta dada.

Apesar da comum frustração, uma boa recuperação é a única forma de se garantir que o corpo volta a estar preparado para um treino sem limitações ou adaptações. À revista estrangeira, especialistas apontam as medidas a ter em conta para garantir um regresso seguro – e rápido – aos treinos.

Prepare o seu regresso ao adaptar o plano de treino à sua condição física, ou seja, a condição física de quem esteve parado algumas semanas (e por isso deve começar de forma gradual), mas quer regressar o mais cedo possível ao ponto em que se encontrava antes da lesão (e por isso o treino deve ser completo e ‘sem desculpas’). Tudo isto irá depender do tempo de recuperação, gravidade da lesão e ponto em que se encontrava antes do acidente e deve por isso ser pensado juntamente com um profissional de treino.

Tenha consciência do seu atual rendimento. Ao ficar algum tempo parado, vai certamente perder músculo e resistência, algo que se torna ainda mais notório se o período de recuperação foi superior a duas semanas. As longas corridas e outros trabalhos de cardio intenso devem ser evitadas numa primeira fase – se antes corria 15km sem grandes dificuldades, tenha noção que o seu corpo não estará preparado para o mesmo esforço após as ‘férias’. Em alternativa, opte por treinos intervalados, a melhor forma de ganhar resistência.

A par desta consciência, outra medida inteligente será ouvir e respeitar o seu médico. O corpo é seu e sabe como se sente, mas se o médico aconselha ficar parado por três semanas, voltar aos treinos após dez dias, ‘porque se sente bem’ não é uma atitude muito consciente por quem quer recuperar bem. Espere o tempo que tiver de esperar e recomece do ponto que lhe é aconselhado por profissionais.

Por fim, foque-se no que consegue fazer. A par de tudo o que é estipulado, cada caso é um caso e é importante que, mais do que nunca, ouça o seu corpo durante o regresso ao ginásio, só assim irá garantir que o treino vai ao encontro das suas reais capacidades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório