Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Colesterol elevado pode provocar demência

Cientistas apuraram que a presença de colesterol no cérebro é um potencial fator desencadeador para a formação de aglomerados de beta-amiloide.

Colesterol elevado pode provocar demência
Notícias ao Minuto

12:00 - 08/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Coração e mente

Uma equipa internacional de cientistas conduzida por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que há uma ligação entre a matéria gorda presente no sangue e a formação da proteína beta-amiloide – um elemento fundamental no estádio inicial da doença de Alzheimer.

Os especialistas descobriram que o colesterol presente no cérebro é um elemento desencadeador para a formação de placas beta-amiloide, que por sua vez levam eventualmente à formação de placas beta-amiloide tóxicas e que resultam na morte das células cerebrais.

A equipa de cientistas espera que a identificação de uma nova “via” no cérebro na qual as proteínas beta-amiloide permanecem juntas, ou se agregam, poderá representar um potencial alvo para novos tratamentos.

Até ao momento, a comunidade científica permanecia confusa acerca de como as beta-amiloide se começavam a aglomerar no cérebro, onde paradoxalmente e geralmente se encontram em baixas quantidades.

A líder do estudo, a professora Michele Vendruscolo, da Universidade de Cambridge, disse: “Agora a questão é como podemos controlar o papel do colesterol no desenvolvimento da doença de Alzheimer, regulando a sua interação com a proteína beta-amiloide”.

“Não estamos a afirmar que o colesterol elevado é o único gatilho que favorece o processo de agregação… porém, é certamente um dos fatores”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório