Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Apostar no vegetarianismo tem mais vantagens do que especialistas previam

Crê-se que uma alimentação à base de frutas e vegetais pode reduzir o número de mortes em até um terço.

Apostar no vegetarianismo tem mais vantagens do que especialistas previam
Notícias ao Minuto

18:05 - 30/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vegetarianos

Seja por questões ambientais ou de saúde, o número de vegetarianos tem vindo a aumentar cada vez mais. Diz a Associação Vegetariana Portuguesa, com base nos dados do mais atual relatório da Global Data, que 70% da população a nível mundial está a preferir uma alimentação vegetariana, excluindo os produtos animais de forma total ou maioritária. 

Tais dados são bastante positivos aos olhos de especialistas que garantem ser este o caminho para evitar uma significativa percentagem da atual mortalidade.

Com o estudo agora publicado por um grupo de cientistas da Escola de Medicina de Harvard, há benefícios a apontar a par das vantagens de não se comer carne, nomeadamente o consumo de vegetais, que tem um importante papel na prevenção de mortes. Os dados apontam para 30 milhões de mortes a menos, caso se passasse para uma dieta maioritariamente vegetariana (e não necessariamente 100% vegetariana).

Além de ser um meio de se controlar a obesidade, preveniria casos de cancro, cujo número reduz ainda mais com o fim do consumo de tabaco, assim como exercício físico regular.

Embora os dados apresentados sejam ainda prematuros, e careçam de confirmação, aponta-se que quem passe para uma alimentação à base de frutas e vegetais, é capaz de reduzir os níveis de colesterol em até 35% em apenas duas semanas.

Ainda que se tenha de ter atenção ao consumo de ferro, proteína, cálcio e vitamina B12, frequentemente consumida através da carne, é uma ‘pesquisa’ que vale a pena, pela redução de risco de cancro, melhoria da pressão arterial e diminuição da massa gorda. Embora possíveis, são poucos os casos em que a carência de tais nutrientes obriga a que se mantenha o consumo de carne. Ainda assim, aquando da alteração de alimentação, garanta que faz análises para garantir que a sua saúde está, de facto, a melhorar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório