Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Está sempre com frio? Pode ser sinal de algum problema de saúde

Em vez de comprar mais casacos e aquecedores, a solução pode passar por uma ida ao médico.

Está sempre com frio? Pode ser sinal de algum problema de saúde
Notícias ao Minuto

07:42 - 30/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Frio

Segundo um estudo feito no século IX na Alemanha, a temperatura média do corpo humano de um adulto é de 37ºC. Mas no século seguinte, em 1992, novos dados permitiram especificar que a temperatura das mulheres é ligeiramente mais elevada. Por consequência, quando expostas a uma baixa de temperatura, o sexo feminino sente mais frio que os homens.

Mas a par desta caraterística comum, há específicos casos em que o frio reflete outro problema como a privação do sono. Quando dormimos, o corpo regula as naturais variações de temperatura , mas quando não se dorme devidamente, o corpo perde essa capacidade além de não realizar com a mesma eficácia a habilidade de suportar uma temperatura um pouco mais baixa.

Se está abaixo do peso aconselhado, é também provável que sinta frio – mais do que a generalidade sente. Além da falta de massa gorda, que protege o corpo do frio, um baixo IMC reflete-se também em má circulação, que impede que o calor humano chegue às extremidades do corpo.

Em casos mais específicos – e graves – frio em demasia pode indicar anemia, lesões nos nervos ou problemas na tiróide, que é responsável pela produção de hormonas que regulam o metabolismo, nomeadamente a temperatura corporal. 

No primeiro caso, o frio pode ser um dos primeiros sintomas que não deve ser ignorados já que os casos de anemia podem ser temporários ou de longo termo. Quanto às lesões nos nervos, impedem que a informação do sistema nervoso central chegue ao cérebro e, como consequência, sente mais frio e dormência, principalmente nas extremidades do corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório