Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2017
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 11º

Edição

"A sociedade tende a desvalorizar ou até mesmo a troçar das emoções"

'Sobre o Amor' é o terceiro livro de Daniel Oliveira. Claramente orgulhoso do seu novo trabalho e do apoio que recebeu de amigos e familiares, o entrevistador falou sobre a complexidade à volta da história que tem como tema central o amor - não podendo ser de outra forma.

"A sociedade tende a desvalorizar ou até mesmo a troçar das emoções"
Notícias ao Minuto

08:45 - 22/11/17 por Mariline Direito Rodrigues

Fama Daniel Oliveira

Eis que Daniel Oliveira deu mais um passo importante na sua carreira como escritor. Esta terça-feira, o famoso entrevistador lançou o seu terceiro romance - ‘Sobre o Amor’. Tal como o título o indica, a história gira à volta deste tema tão controverso, mas com uma relevância determinante na vida de cada um.

O Fama ao Minuto esteve à conversa com Daniel, que explicou a paixão pelo assunto.

“Enquanto escritor, este é um exercício de caminhar por um terreno que é sempre incerto, porque o amor para mim é diferente do que é para qualquer outra pessoa, porque vivemos as coisas consoante as nossas circunstâncias e nós somos a soma das nossas circunstâncias. Portanto, procurei não fazer um exercício sobre o amor que tivesse qualquer juízo de valor a partir de duas pessoas que se conhecem. Nós, somos sempre aquilo que nos aconteceu, os amores que tivemos e amores no sentido mais lato: o amor dos nossos amigos, da nossa família. Tentei partir desse pressuposto, falar um pouco sobre o amor e o que o tempo faz ao amor. De que forma é que o amor das pessoas que partiram, por exemplo, fica em nós: se permanece intacto ou o tempo de alguma forma o vai dilacerando”, realçou.

Por outro lado, Daniel sublinhou a importância que o programa ‘Alta Definição’ teve no processo de criação da história. “Acho [que os programas] me vão dando muita coisa dessa visão sobre o outro acerca de determinados assuntos. Tendo o privilégio de, semanalmente, me ser ‘entregue’ uma história de vida para cuidar, dá de facto uma grande vivência sobre a história de vida daquelas pessoas. Somos sempre influenciados pela forma como os convidados do ‘Alta Definição’ com generosidade e amor nos ensinam qualquer coisa”.

A televisão tem um tempo diferente dos livros Dividido entre várias áreas profissionais, Daniel não deixou de referir um dos fatores que mais o fascina na escrita de livros: o tempo. “A televisão tem um tempo diferente. Tem uma velocidade e efemeridade que os livros não têm e também gosto desse lado dos livros poderem ser uma zona em que se respira mais as coisas”.

Por outro lado, o escritor reconheceu que “a sociedade tende um pouco a desvalorizar ou até mesmo a troçar das emoções”. Contudo, argumentou que nunca teve nenhum preconceito em relação a isto, conforme se pode ver pelo seu percurso profissional.

Pensar pela cabeça e pela complexidade de uma mulher é bastante desafianteSendo uma das personagens principais uma mulher, o autor admite a complexidade que é escrever sobre o mundo feminino em toda a sua plenitude. “É muito difícil, mas também algo muito desafiante. Propor-me a calçar uns sapatos de uma mulher, em sentido figurado, naturalmente, e de tentar pensar pela cabeça e pela complexidade de uma mulher é bastante desafiante”.

Nesta perspetiva, Andreia Rodrigues, com quem deu o nó este ano, também foi uma peça fundamental neste desafio. A sua grande qualidade? A paciência. “Foi muito importante em dois fatores: o primeiro da paciência, para que as horas de férias, em vez de estar na praia, pudessem ser em frente a um ecrã de computador. Essa compreensão foi essencial. Também foi essencial na visão feminina sobre alguns comportamentos”.

Acho que as histórias estão dentro de cada um de nós e é só buscar essa simplicidade

Ainda com muitas histórias na cabeça, Daniel pretende agora descansar e aproveitar este momento. “Acho que as histórias estão dentro de cada um de nós e é só buscar essa simplicidade, aquilo que de facto pode ser mais relevante de contar. Agora o livro deixa de ser meu, como disse na apresentação, é consoante a pessoa que o ler”.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório