Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Nuno Markl escreve carta aberta aos Youtubers

“Adorava que fossem mais longe do que os gritos, os gadgets e a publicidade”, afirmou o humorista.

Nuno Markl escreve carta aberta aos Youtubers

"Em primeiro lugar, parabéns pelo vosso sucesso, pelo vosso empenho e dedicação, pela maneira como desbravaram fronteiras e abriram novos caminhos para aquilo a que, ainda há pouco tempo, se chamava só televisão. E sim, invejo-vos. Vocês têm uma ferramenta criativa extraordinária com a qual eu só podia sonhar, quando tinha a vossa idade. O meu YouTube chamava-se Sony-Camcorder-a-gravar-coisas-numa-cassete-que-depois-enviamos-para-pessoas-como-o-Herman-a-ver-se-ele-responde-alguma-coisa”, foi assim que Nuno Markl começou a sua carta aberta, partilhada no Facebook, onde se dirige aos Youtubers.

Uma vez que o seu filho Pedro, de oito anos, é um amante dos artistas que fazem furor nesta plataforma de distribuição digital de vídeos, o humorista decidiu escrever para essas jovens estrelas que captam a atenção dos mais novos, destacando alguns dos aspetos negativos, ao seu ver.

Dando vários exemplos e explicando o seu ponto de vista, o humorista não deixou de recordar a sua infância, diferente da que se vive nos dias de hoje, comparando os tempos de antigamente com os que se vive atualmente.

“Quando eu tinha 8 anos, tudo o que eu tinha era dois canais, brinquedos e livros.[…] Conseguíamos divertir-nos à grande, aprender alguma coisa e éramos estimulados a criar. Tínhamos menos coisas, éramos mais atentos e dedicados a cada uma delas. Não estou a dizer que fosse melhor - mas hoje em dia a quantidade de ofertas e estímulos para os miúdos é torrencial. E nessa torrente, vocês deveriam estar gratos pela fidelidade com que pessoas como o meu filho vos seguem e adoram. Vocês são novos heróis. E, nunca é demais frisar, vocês têm poder”, afirmou.

No entanto, Nuno Markl não deixa de lamentar algumas particularidades que não o deixam agradado:

“Acho só que talvez gritem demais. […] Cada um é como cada qual e não quero maçar ninguém com conversa de idoso sobre barulho. O que me preocupa mais é quando esses gritos são acompanhados de exclamações tais como: ‘Filho  da  ****! Ca*****!’. Longe de mim ser um moralista de me*** - afinal de contas sou co-criador de uma coisa que também está no YouTube chamada Uma Nêspera no Cu. Mas a Nêspera é um programa para adultos - sabemos para quem falamos quando dizemos as tenebrosas alarvidades que dizemos, da mesma forma que vocês sabem para quem falam, quando dizem as alarvidades que dizem: para miúdos de 8 anos, como o meu filho Pedro. Ou com menos ainda. E sim, hoje em dia eles aprendem tudo na escola, é um facto. Mas acho que não vem mal nenhum ao mundo se miúdos de 8 anos puderem ser miúdos por mais um bocadinho e tentar atrasar o gandulo que há neles”, acrescentou.

Logo de seguida, o comediante referiu ainda que “graças a experiências com o ‘sobrenatural’”, o seu filho teve “várias vezes insónias, convencido de que assombrações existem e não apenas na mansão dos YouTubers”. “O vosso público infantil tem tempo para descobrir os grandes filmes de horror hardcore, em vez de ficarem já convencidos de que o terror, afinal, é real”, continuou.

Mas não ficou por aqui. Nuno Markl referiu também que outra das coisas que o seu filho “aprendeu” com os Youtubers é que “é fácil comprar um carro de luxo”.

“Miúdos adoram carros com pinta - mas talvez haja outra maneira de os mostrar que não ostentá-los como objetivo fácil de vida. ‘De certeza que lhe emprestaram’, expliquei eu ao Pedro. ‘Não! É dele! Ele comprou!’, insurgiu-se o meu filho. Não sei se compraram ou se foi empréstimo - sei que, tal como com as lendas do sobrenatural, miúdos de 8 anos têm tempo para perceber como se consegue ter um carro de luxo. Pode ser mais giro, primeiro, aprender outras coisas”, explicou, dando de seguida um exemplo:

Tentei há tempos interromper o visionamento que o meu filho estava a fazer de vídeos vossos para que fôssemos os dois levar garrafas de água ao quartel de bombeiros. Percebi que, apesar dos esforços que fazemos para que ele perceba que temos de ser uns para os outros, ele preferia ali, naquele momento, ser um para ele - não pretendia levantar o rabo para ajudar, preferia estar a ver os vossos vídeos. Tivemos uma discussão e acabei por quase arrastá-lo para a missão solidária - da qual ele acabou por gostar”.

Com este exemplo, Nuno Markl refere que preferia que os Youtubers aproveitassem o seu talento natural para captar a atenção dos mais jovens de uma forma diferente, aconselhando-os a fazer boas ações.

Adoraria que, neste Verão, em vez de exibirem só a vossa piscina, vocês tivessem explicado a importância de ajudar os bombeiros. É um exemplo. É provável que a vossa alegria pudesse explicar que há associações de ajuda a humanos e animais sem teto nem comida, que merecem ser descobertas”, continuou.

Ainda assim, o humorista adianta que “não quer proibir” o filho de ver os vídeos. “Sou contra proibições e a favor da liberdade. Admiro o que vocês conseguiram”.

Para terminar, Markl deixa um apelo. “Pelo meu filho e por outros que vos seguem, adorava que fossem mais longe do que os gritos, os gadgets e a publicidade, e pensassem no filha da mãe de poder que têm nas mãos para contribuir para um futuro francamente menos merdoso que o presente que temos no mundo”, rematou.

Leia na íntegra, clique aqui.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório