Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Isabel II comemora 60.º aniversário da subida ao Everest

A rainha Isabel II comemorou hoje em Londres o 60.º aniversário da conquista do Everest que reuniu também os filhos do neozelandês Edmund Hillary e do nepalês Tenzing Norgay, os primeiros a chegar ao cume.

Isabel II comemora 60.º aniversário da subida ao Everest
Notícias ao Minuto

06:35 - 30/05/13 por Lusa

Fama Reino Unido

O evento, na sede da Royal Geographical Society, organizado pela rainha Isabel II e pelo marido, o duque de Edimburgo, contou, também, com a presença dos alpinistas britânicos Doug Scott, o primeiro que escalou o Evereste pelo sudoeste, e Rebecca Stephens, a primeira mulher que atingiu a montanha mais alta da Terra.

Os alpinistas prestaram homenagem aos pioneiros do Evereste, que chegaram ao cume pela primeira vez, a 8.848 metros de altitude, em 29 de maio de 1953.

Poucos dias depois, em 2 de junho, a notícia chegou ao Reino Unido, que coincidiu com a coroação oficial de Isabel II como monarca na Abadia de Westminster.

Por terem sido os primeiros a pisar o topo do mundo, Hillary tornou-se num cavaleiro do Império Britânico, enquanto Norgay recebeu a Medalha do Império.

Na ocasião do 60.º aniversário da chegada ao cume, a rainha enviou uma mensagem ao Governo do Nepal através da Embaixada britânica, recordando o dia da sua coroação.

"As notícias do sucesso da subida chegaram num momento particularmente memorável", disse Isabel II, que acrescentou ser um exemplo histórico de "cooperação entre o Reino Unido e o Nepal".

Peter Hillary e Jamlingo Tenzing Norgay, filhos dos dois alpinistas que escalaram o Everest há 60 anos, estiveram presentes na cerimónia, hoje de manhã para apresentar um livro com fotografias inéditas da primeira subida.

As imagens foram reunidas pelo britânico George Lowe, o último membro da equipa que acompanhou Hillary e Norgay, em 1953, que morreu em março aos 89 anos.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório