Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

"É um marco ter uma sala com tanta gente que gosta do Ruy"

Várias personalidades estiveram presentes na comemoração dos 90 anos de Ruy de Carvalho.

"É um marco ter uma sala com tanta gente que gosta do Ruy"
Notícias ao Minuto

06:50 - 05/03/17 por Marina Gonçalves

Fama Homenagem

Um homem muito acarinhado pelo público e por todos os que se cruzaram consigo ao longo destes 90 anos de vida e 75 de carreira. Ruy de Carvalho contou com várias surpresas ao longo da última quarta-feira, dia 1, quando comemorou o seu aniversário.

As velas foram sopradas e o bolo cortado no Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, junto da sua família, amigos, e muitos daqueles que o admiram.

Como não poderia deixar de ser, várias personalidades do mundo do entretenimento estiveram presentes nesta homenagem e à conversa com o Fama ao Minuto no final da cerimónia.

O casal Sara Barradas e José Raposo não faltaram ao aniversário do ator, uma festa que presenciaram “com muita alegria”.

“Não é todas as noites que se consegue fazer uma homenagem a uma pessoa tão importante que é uma referência para todos nós, a todos os níveis. O Ruy é especial porque é um grande ator a nível mundial e temos a sorte que é português. É um orgulho nesse sentido. Além disso, é um ser generoso, um camarada extraordinário enquanto colega e amigo. E com a idade com ele tem, e viu-se aqui na homenagem, ele saltava da cadeira e dizia: ‘É o meu filho, o meu neto...’. Disse algumas palavras de textos e poemas, dizia daqui plateia porque queria ir para ali. A vida dele é o palco e isso não se explica. Não há palavras, é uma pessoa extraordinária”, elogiou José Raposo.

Para o ator, chegar à idade de Ruy de Carvalho “com aquela lucidez, generosidade e talento” já é uma “coisa maravilhosa”. “O Ruy é uma lição de vida”, frisa.

Sara, por sua vez, lembra que o maior conselho que aprendeu com Ruy foi, sem dúvida, “aproveitar a vida e sermos generosos uns com os outros”. E acrescenta: “O amor faz parte da nossa profissão e faz parte de qualquer ser humano”.

Já para o ator Quimbé, que mantém uma relação de amizade há anos com o artista, o melhor conselho que aprendeu com Ruy de Carvalho foi, essencialmente, “saber viver”.

“A nível da representação é sentir, não há grandes métodos. E também aquilo que ele partilha sempre que é o amor, o abraço e o sorriso. Chegou aos 90. Se seguirmos os conselhos dele acho que conseguimos passar isto”, afirmou.

Quimbé recordou ainda um momento “delicioso”, passado na celebração dos 50 anos de casado de Ruy e Ruth de Carvalho.

“Eu estava sentado no chão e ele sentou-se ao meu lado, parecíamos dois putos. O Rui Veloso começou a tocar o ‘Meu Primeiro Beijo’ e ele olhava para mim a chorar e dizia-me assim: ‘Foi na Cruz Quebrada’. Contou-me a história toda do beijo e achei aquilo delicioso”, lembrou Quimbé junto do Fama ao Minuto.

Eunice Muñoz, de 88 anos, esteve também ela presente e sempre ao lado do seu grande amigo, Ruy de Carvalho, e assistiu a este tributo com “um prazer enorme”.

Notícias ao Minuto

“Tudo estava tão enternecido com ele, como é natural. O Ruy é um homem muito carinhoso, muito bom colega, é boa pessoa. Tem sempre que ter esse sentimento que está à volta dele e que se pega às pessoas. Foi uma festa terna como ele, foi bom”, realçou a atriz, que recentemente também completou 75 anos de carreira.

Fernando Fernandes, mais conhecido como FF, foi um dos artistas que deu vida ao espetáculo de homenagem. Para o cantor e ator, fazer parte deste tributo foi, sem dúvida, “um nervosismo enorme pela responsabilidade acrescida que é estar num palco a celebrar os 90 anos de vida do Ruy de Carvalho”.

“É aquela sensação de estar a cantar para ele mas depois olhar para a esquerda e vejo Carlos Avilez, olho para a direita e vejo Filipe La Féria, Eunice Muñoz, Simone de Oliveira. De repente, começamos a ver que esta sala se encheu de referências, que fizeram com que eu quisesse ser cantor e ator e de perseguir o meu sonho. Estar aqui com trinta anos a celebrar os 90 desta referência que é o nosso querido Ruy, é uma honra enorme e ao mesmo tempo um nervosismo acrescido porque não é todos os dias que se está a fazer uma coisa destas”, realça, tecendo logo de seguida rasgados elogios a Ruy de Carvalho.

"É um marco ter uma sala com tanta gente querida e tanta gente que gosta tanto do Ruy. Só pode ser sinal da sua maior grandeza que está para além do seu trabalho enquanto ator e profissional que é, um exemplo para todos, mas acima de tudo a sua humildade que foi o seu grande carimbo. Acho que por muito bom ator ou profissional que se seja, se nós não marcarmos a diferença pelos afetos, aos 90 anos não conseguiríamos ter aquilo que hoje tivemos aqui nesta gala de homenagem”, rematou.

Para ver como foi esta homenagem a Ruy e Carvalho, clique aqui.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório