"Ele queria estar presente, mas não pôde, o que lamenta muito", declarou o advogado Eric de Caumont, antes da audiência no tribunal correccional de Paris.
Caumont afirmou que Depardieu está em Nova Iorque para a rodagem do filme de Abel Ferrara sobre o caso Dominique Strauss-Kahn, no qual representa o antigo director do Fundo Monetário Internacional.
A primeira audiência foi marcada a 8 de Janeiro, mas Gérard Depardieu também faltou por se encontrar no Montenegro. "Não fugi ao tribunal, nem à justiça. A viagem a Montenegro estava prevista. Avisei o tribunal", declarou.
A 29 de Novembro, em Paris, vítima de um acidente de motorizada sem gravidade, Depardieu apresentou uma taxa de alcoolemia de 1,8 gramas por litro de sangue. A taxa autorizada em França é de 0,5 gramas/litro.
O actor poderá ser condenado a pagar uma multa de 4.500 euros e a uma pena de prisão, que pode ir até aos dois anos de cadeia, além da perda de seis pontos na carta de condução.
Gérard Depardieu, de 64 anos, obteve em Janeiro a nacionalidade russa das mãos de Vladimir Putin em pessoa, depois de uma polémica com o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, que considerou lamentável a decisão do actor de estabelecer residência fiscal na Bélgica.