Procurar

Poderes destes, só tem mesmo a rainha de Inglaterra

Sabia que Isabel II é dona de todos os golfinhos britânicos, tem a sua própria caixa multibanco e pode deitar abaixo o governo australiano?

Notícias ao Minuto
Notícias ao Minuto
25/05/2015 20:16 ‧ há 10 anos por Notícias ao Minuto

Fama

Isabel II

Apesar de o seu papel ser, hoje em dia, mais representativo do que efetivo, a Rainha de Inglaterra continua a deter uma série de poderes históricos, divulgados pelo jornal Business Insider. Conheça alguns:

Isabel II é dona de todos os cisnes não marcados do país, embora a coroa só exerça esse direito sobre as aves de "cercas zonas do rio Tamisa e afluentes". Todos os esturjões, baleias e golfinhos das águas britânicas também lhe pertencem por lei.

Pode conduzir sem carta nem de matrícula no carro, viajar para o estrangeiro sem passaporte e não tem de pagar impostos (mas fá-lo voluntariamente desde 1992).

Tem dois dias de aniversário: nasceu a 21 de abril mas o dia oficial é celebrado publicamente num sábado de junho. Tem a sua própria caixa multibanco no Palácio de Buckingham, para uso exclusivo da família real.

Ainda tem cavaleiros, que Isabel II nomeia pessoalmente, e o seu próprio poeta, um cargo honorário, designado pela monarca, tendo em conta um "trabalho de relevância nacional".

Tem o poder de designar Lordes, que podem depois ter assento no Parlamento, mas, à semelhança de outros poderes, só o exerce "a conselho" dos ministros. Também ainda tem de dar o seu consentimento para transformar qualquer projeto de lei, depois de aprovado do Parlamento, em lei.

Pode passar por cima do governo em caso de crise constitucional grave, um poder nunca aplicado.

Como Chefe de Estado da Austrália, a rainha pode destituir o governo do país. Em 1975, o representante da rainha na Austrália demitiu o então primeiro-ministro.

Lidera a Igreja Anglicana e pode nomear bispos e arcebispos, um poder que só exerce sob aconselhamento do primeiro-ministro que, por sua vez, se guia por uma Comissão da Igreja.

Não pode ser acusada nem chamada a testemunhar em tribunal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10