Procurar

Príncipe André pediu ao guarda-costas para investigar Virginia Giuffre

O jornal Mail on Sunday revelou este domingo, 18 de outubro, que o irmão do rei Carlos III pediu ao seu guarda-costas da Polícia Metropolitana que investigasse Virginia Giuffre, a mulher que o acusou de abuso sexual quando era menor de idade. 

Príncipe André pediu ao guarda-costas para investigar Virginia Giuffre

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/10/2025 12:36 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

A polémica que envolve o nome do príncipe André continua. O jornal Mail on Sunday revelou este domingo, 18 de outubro, que o irmão do rei Carlos III pediu ao seu guarda-costas da Polícia Metropolitana que investigasse Virginia Giuffre, a mulher que o acusou de abuso sexual quando era menor de idade. 

 

Segundo a publicação, que obteve esses emails, André pediu ao polícia que descobrisse informações como a data de nascimento e o número de segurança social da mulher, dados altamente confidenciais.

Apesar do pedido, não há indícios que o príncipe tenha obtido a informação. 

A publicação refere ainda que logo a seguir a tomar esta atitude, André falou com Ed Perkins, na altura vice-secretário de imprensa da rainha Isabel II, a informar que o tinha feito. Este email foi enviado horas antes da partilha da foto do príncipe ao lado de Virginia Giuffre, em 2011 (imagem que pode ver abaixo).

"Parece também que ela tem antecedentes criminais nos Estados Unidos", terá escrito André.

"Pedi a data de nascimento e o número de segurança social para investigação", referiu no email.

Recorde-se que Virginia Giuffre terá sido abusada sexualmente pelo filho de Isabel II três vezes quando era menor de idade. O príncipe conheceu a jovem (que tirou a própria vida este ano) através do amigo Jeffrey Epstein que foi condenado por pedofilia.

A queda do Príncipe André 

O irmão do rei Carlos III renunciou na passada sexta-feira, 17 de outubro, a todos os seus títulos reais. 

"Após conversa com o rei e com a minha família, tanto direta quanto alargada, concluímos que as constantes acusações contra mim distraem o trabalho de Sua Majestade e da família real. Decidi, como sempre, priorizar o meu dever para com a minha família e o meu país. Mantenho a decisão tomada há cinco anos de me afastar da vida pública", começa por revelar o documento.

"Com a concordância de Sua Majestade, sentimos que devo agora dar um novo passo. Portanto, não usarei mais o meu título nem as honras que me foram conferidas. Como já disse anteriormente, nego veementemente as acusações contra mim", refere, por fim, o comunicado enviado à BBC. 

Príncipe André renuncia a todos os seus títulos (incluindo duque de York)

Príncipe André renuncia a todos os seus títulos (incluindo duque de York)

O membro da realeza britânia, irmão do rei Carlos III, emitiu um comunicado onde anuncia que renuncia a todos os seus títulos reais. Ainda assim, "nega as acusações feitas contra si".

Marina Gonçalves | 19:03 - 17/10/2025

Também a sua ex-mulher, Sarah Ferguson, perde o título de duquesa de York mas o mesmo não vai acontecer às suas filhas, as princesas Eugenie e Beatrice.

Sarah Ferguson também perde o título. Conhecida a reação da escritora

Sarah Ferguson também perde o título. Conhecida a reação da escritora

Depois do príncipe André ter renunciado a todos os seus títulos reais, uma fonte próxima a Sarah Ferguson (que também vai perder o seu título de Duquesa de York) prestou declarações à revista Hello! onde conta a reação da escritora.

Notícias ao Minuto | 12:02 - 18/10/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10