A apresentadora da RTP1, Joana Teles, foi mãe pela quarta vez aos 43 anos em 2024. Na gestação, a comunicadora revelou ter ganho 22 quilos, que já conseguiu perder. Aos seguidores das redes sociais, a cara do canal público de televisão fez questão de contar os 'segredos' e truques para ter conseguido estes resultados.
Ao mostrar um vídeo do corpo, onde aparece em roupa de desporto, Joana faz referência à importância do exercício físico bem como da alimentação regrada.
"Depois de uma gravidez com 22 quilos ganhos e um ano pós-parto não acreditava mesmo que pudesse ficar na minha melhor forma.
Foi preciso chegar até aqui para perceber na pele — que é a consistência que dá resultados!", começa por referir a comunicadora.
As dicas de Joana Teles
- Jejum de 12horas por dia: janto às 19h30 e só volto a comer depois dessa hora no dia seguinte. Ajuda na reparação celular, sensibilidade à insulina, metabolismo e equilíbrio hormonal.
- Alimentação anti-inflamatória: nada de processados, total cuidado no que como. Ou alimentamos a saúde, ou alimentamos a doença. Nós escolhemos.
- Treinos curtos 5x/semana: 10 minutos abdominais + 10 minutos por grupo muscular (pernas, braços, glúteos ou costas) + 20 minutos de yoga (tudo no YouTube). A consistência preserva a massa magra e mantém o metabolismo ativo.
- EMS (Estimulação Elétrica Muscular) 1x/semana: ativa fibras musculares profundas e melhora a composição corporal em menos tempo.
- Dois litros de água/dia: apoia a digestão, elimina toxinas, mantém pele e hormonas equilibradas.
- Dormir 8h: fundamental para regeneração celular, produção de colagénio e equilíbrio hormonal (leptina, grelina e cortisol).
- Suplementação 40+: vitamina D, magnésio, ómega-3, zinco, selénio e iodo apoiam hormonas, ossos, cérebro e coração.
- Adaptogénicos: plantas como ashwagandha ou rhodiola equilibram cortisol e melhoram energia e foco.
- Saúde emocional (pouco se fala mas é a base de tudo): cuido do meu equilíbrio emocional e mental deixando para os outros as suas atitudes e ações. Isso reduz o stress, diminui a inflamação e mantém o meu corpo a libertar os neurotransmissores que sustentam o que realmente importa.
No fim da partilha, Joana Teles confessa que faz os treinos físicos logo cedo já que acorda às 5h00 e conclui tudo até às 6h40. "É o único momento do dia que consigo integralmente para mim. Há quem prefira uma cama quentinha e há quem prefira cuidar da sua saúde. Tudo certo. São escolhas", refere, deixando uma nota no fim da publicação.
"Cada corpo é único — consulta sempre um médico antes de iniciar jejum, suplementação ou treino", explica.
© Joana Teles