O rei Carlos III está a considerar retirar o irmão, o príncipe André, da Ordem da Jarreteira. A informação é avançada pelo Daily Mail.
Segundo o meio de comunicação britânico, este assunto está a ser discutido esta sexta-feira no Palácio de Buckingham e é possível que, em breve, se tome uma decisão.
O motivo para esta medida são os escândalos que envolvem o duque de York.
O que é a Ordem da Jarreteira?
A Ordem da Jarreteira foi fundada por Eduardo III em 1348 e é cavalaria mais importante do Reino Unido. A distinção é muito valorizada por André e esta atitude da parte do seu irmão seria um golpe bastante duro para ele. Refere ainda a publicação que Carlos III preferia que o ex-marido de Sarah Fergunson renunciasse ao título de livre e espontânea vontade.
As polémicas que envolvem o nome do Príncipe André
O príncipe André é um dos membros mais polémicos da família rel inglesa. O escândalo sexual em que se viu envolvido - onde terá tido relações sexuais com Virginia Giuffre quando esta era melhor de idade - foi o que teve mais impacto na sua vida pública.
Recentemente, o jornal The Mail on Sunday publicou um artigo onde é referido que André enviou um mail a Jeffrey Epstein (de quem era amigo e que promoveu o encontro deste com Giuffre) depois da denúncia pública do escândalo a dizer: "estamos juntos". A divulgação desta informação terá sido 'a gota de água' para Carlos pensar em tomar esta decisão.
Porém, recorde-se o duque de York sempre afirmou que não conheceu Virginia (embora haja uma foto dos dois, que este afirma ser falsa).
Veja essa imagem, abaixo.
@tennysonsarah1#VirginiaGiuffre’s memoir Nobody’s Girl was published. She details how #PrinceAndrew treated sex with her as his BIRTHRIGHT. The #ToxicBritishMedia was NOT outraged: no calls for justice or investigations. They wrote fluff pieces on WanK!https://t.co/rDmczdsQiF pic.twitter.com/bYF2QI3EZH
— Edgar Allan Poe est né le 19 janvier 1809 (@EAPoeEstNe19jan) October 16, 2025
De recordar que Virginia Giuffre tirou a própria vida no passado dia 25 de abril.
Outra opção em cima da mesa para Carlos III será retirar o título de 'duque de York' a André mas essa medida exigiria uma alteração da Lei do Parlamento, sendo, desta forma, menos provável de acontecer.
Recorde-se que Carlos já tinha tentado tirar o direito de habitação da Royal Lodge, uma propriedade real localizada em Windsor, ao irmão. Porém, esta batalha foi ganha por André que conseguiu dinheiro para a manutenção do espaço. De referir também que o duque ficou sem direito a ter segurança pessoal, retirada pelo monarca.