Morreu Carlos Costa, professor e marido de Graça Freitas, ex-diretora-geral da Saúde. A morte foi comunicada na página de Facebook do Instituto Português de Oncologia (IPO) e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa, esta terça-feira, dia 14 de outubro.
"O IPO Lisboa manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Doutor Carlos Costa, docente da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, onde coordenou o Curso de Especialização em Administração Hospitalar, contribuindo para a formação de várias gerações de profissionais do SNS e do setor da saúde em Portugal", pode ler-se.
"Ao longo do seu percurso académico e profissional, o Professor Carlos Costa distinguiu-se pela sua dedicação e competência, tendo exercido funções como Professor Auxiliar do Departamento de Políticas e Gestão do Sistema de Saúde e membro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Deixa um legado de compromisso e rigor no desenvolvimento da saúde no país", acresce a mesma nota, replicada pela ENSP.
"O professor Carlos Costa deixa um legado relevante na administração hospitalar e na reflexão sobre políticas de saúde, recordando-nos a importância de unir conhecimento, pensamento crítico e serviço público".
Segundo o jornal Correio da Manhã, Carlos Costa morreu na manhã desta terça-feira, dia 14, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
As cerimónias fúnebres, indica a mesma publicação, estão marcadas para esta sexta-feira, dia 17 de outubro, pelas 10h00 do centro funerário da Servilusa junto à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações. Às 14h00 segue para o crematório dos Olivais.