Procurar

Ian Watkins, ex-vocalista dos Lostprophets, morre após ataque na prisão

Ian Watkins, de 48 anos, já tinha sido atacado em 2023 na prisão - onde cumpria uma pena de 35 anos por abuso sexual de menores. Na altura, três reclusos raptaram-no e deixaram-no com ferimentos ligeiros. Duas pessoas foram agora detidas.

Ian Watkins, ex-vocalista dos Lostprophets, morre após ataque na prisão

© SnapMediaLive/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
11/10/2025 18:12 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Ian Watkins, antigo vocalista da banda Lostprophets, morreu depois de ser esfaqueado na prisão, onde cumpria uma pena de prisão após ser condenado por abuso sexual de menores.

 

De acordo com as publicações britânicas, Watkins, de 48 anos, foi atacado na manhã deste sábado, não tendo resistido à gravidade dos ferimentos.

Os serviços prisionais não deram mais detalhes, apontando que estavam a decorrer as investigações. O óbito foi declarado no local.

De acordo com a BBC, dois homens, de 25 e 43 anos, foram detidos por suspeitas de homicídio. Fontes próximas do caso explicaram também à agência de notícias PA que Ian Watkins foi esfaqueado por um recluso.

Note-se que já em 2023 o antigo vocalista tinha sido esfaqueado na mesma prisão, localizada em West Yorkshire, em Inglaterra. Na altura, o homem foi esfaqueado, mas não sofreu ferimentos que colocaram em risco a sua vida. O ataque aconteceu quando três outros reclusos o raptaram dentro da prisão, tendo este sido libertado seis horas após os guardas prisionais terem dado conta da situação.

Watkins foi condenado em 2013 a 29 anos de prisão, mais seis anos de liberdade condicional. A pena foi atribuída depois de o Watkins admitir 13 das 24 acusações que lhe fizeram em tribunal, incluindo a tentativa de violação de um bebé.

Na altura com 36 anos, o artista foi acusado de tentar violar um bebé de 11 meses na presença da mãe, uma fã da banda, e de ter e encorajado, via 'webcam', uma das suas fãs a abusar do seu próprio filho. Duas outras fãs de Watkins foram condenadas a 17 e 14 anos de prisão, depois de terem permitido que os seus filhos fossem vítimas de abusos sexuais por parte do cantor.

Além dos crimes de abuso sexual, Watkins tinha, na altura da detenção, conteúdos de pornografia infantil e vídeos da sua autoria.

A defesa de Ian Watkins argumentou que o consumo de droga e as pressões da fama teriam levado o seu cliente aos atos pelos quais foi julgado, mas um especialista afirmou em tribunal que, embora haja "um consumo elevado entre os pedófilos, nunca conhecemos ninguém que se tenha tornado abusador de crianças por consumir drogas".

Ian Watkins disse na altura não se considerar "um pedófilo". O juiz disse então que "nestes tribunais, vemos muitos casos horríveis. Porém, este caso ultrapassa todos os limites".

Um dos detetives que investigaram o caso considerou que o vocalista dos Lostprophets era "um dos criminosos sexuais mais perigosos" que já conheceu.

[Notícia atualizada às 23h40]

Leia Também: Jovem de 14 anos morre após despiste de motociclo em Évora

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10