Para Carla Andrino, esta sexta-feira, 10 de outubro, é um dia marcante. Há precisamente nove anos a vida da atriz deu uma grande volta ao descobrir que tinha cancro da mama.
A data foi assinalada pela artista na sua página de Instagram ao partilhar uma foto sua, a preto e branco e de cabelo rapado.
"Nove anos depois... Grata à VIDA", escreveu Carla na sua página da rede social.
"A Carla é um exemplo de força"; "Maravilhosa"; "Caminhando sem medo de errar" e ainda: "E que seja por muitos e longos anos", são alguns dos comentários deixados na publicação.
A atriz, de 59 anos, foi diagnosticada com esta doença oncológia quando tinha apenas 50 anos. Ao programa 'Irresistível' da SIC Mulher, apresentado por Bárbara Guimarães, a atriz falou sobre o tratamento da doença.
"Fiz seis ciclos de quimioterapia e ao terceiro fiquei muito cansada. Não conseguia subir as escadas e agora subo sempre a sorrir", referiu a Bárbara Guimarães.
Em 2022, quando celebrou cinco anos desde o fim dos tratamentos, Carla mostrou-se grata pela sua história ter corrido bem.
"Faz cinco anos que terminei os tratamentos a um Carcinoma da Mama - mastectomia com reconstrução imediata, remoção do gânglio sentinela, seguido de quimio e radioterapia. Uma experiência única que alterou de forma indelével o significado de GRATIDÃO pela VIDA. Correu bem, podia não ter corrido.
Se é verdade que lutei com todas as minhas forças - as que tinha e as que nem imaginava que possuía - não é inverdade que se o cancro nao tivesse dado tréguas este episódio podia ter um final diferente.
[...] A todos quantos lutam pela VIDA desejo Coragem, Força e muita Esperança! Ciente que ser 'sobrevivente', desde o diagnóstico até ao final da VIDA, espelha bem a cronicidade da doença, hoje, comemoro o marco dos 'cinco anos'. Por tudo isto, hoje, mais do que nunca, apetece-me gritar bem alto: OBRIGADA VIDA", referiu a atriz.
Para além de atriz, Carla é ainda também psicóloga, bailarina e coreógrafa. Mãe de dois filhos, Marta e Martim, e avó de quatro netos, mantêm uma relação há 42 anos com o maestro Mário Rui. Os dois conheceram-se na noite de Santo António e nunca mais se largaram.