Simão Fumega, ator da TVI, contou a história da sua família ao marcar presença esta sexta-feira, 10 de outubro, no programa 'Dois às 10', da TVI. O jovem, que se tornou conhecido do público com a participação nas mais recentes temporadas de 'Morangos Com Açúcar', viu o irmão mais novo e o avô serem diagnosticados com leucemia.
"O meu irmão Martim foi diagnosticado com leucemia com seis anos. No mesmo mês que ele, o meu avô também foi diagnosticado com leucemia", começou por contar.
O avô tinha "leucemia crónica" e o irmão "leucemia de alto risco".
"Na altura foi um período muito difícil para mim, porque o meu avô representava essa figura paternal para mim", contou, dando conta de que recebeu a notícia da morte do avô no dia das mentiras e por isso duvidou quando o tio lhe contou.
"A minha mãe disse-me: acredito que o teu avô morreu para salvar o teu irmão", citou, sem conseguir esconder a emoção.
Simão chegou a estar seis meses sem ver o irmão, que permaneceu durante largas temporadas internado no hospital. A certa altura o menino viu o fígado deixar de funcionar e necessitou de "ser submetido a uma cirurgia" urgente.
"Lembro-me que nesse dia eu não conseguia andar pela escola, eu só chorava", relatou.
Após anos de incerteza, o ator e a família respiraram de alívio. Martim recebeu a notícia de que estava bem e, finalmente, livre da doença.
Após este período de enorme dor e incerteza, Simão Fumega resolveu tornar-se embaixador da Make-A-Wish Portugal - associação que concretiza desejos que mudam a vida a crianças e jovens com doenças graves. São várias as figuras públicas que trabalham enquanto embaixadores da Make-A-Wish Portugal, ajudando a concretizar os desejos e sonhos destas crianças.