Procurar

Processo de Drake contra Universal Music Group por Not Like Us rejeitado

O processo que Drake abriu contra a Universal Music Group por suposta difamação em relação à música 'Not Like Us', de Kendrick Lamar, foi rejeitado pelo tribunal. O juiz decidiu que a letra do referido tema não é considerada difamatória.

Processo de Drake contra Universal Music Group por Not Like Us rejeitado

© Getty Images

Marina Gonçalves
10/10/2025 11:37 ‧ há 5 horas por Marina Gonçalves

Fama

Drake

No início do ano, Drake entrou com uma ação judicial contra a Universal Music Group, a editora discográfica que o representa, por esta ter lançado e promovido o tema 'Not Like Us', de Kendrick Lamar. O rapper alegava que a música era difamatória e promovia uma "narrativa falsa e maliciosa". No single, recorde-se, Kendrick refere-se a Drake como um "pedófilo declarado" que devia ser "colocado sob vigilância da vizinhança".

 

O processo foi agora rejeito em tribunal, na quarta-feira, dia 9 de outubro. Isto porque um juiz federal da cidade de Nova Iorque considerou que esta "guerra de palavras" usada na letra da música durante uma "acalorada batalha de rap" não é considerada difamatória, relata a People. 

"Embora a acusação de que [Drake] é um pedófilo seja certamente séria, o contexto mais amplo de uma acalorada batalha de rap, com linguagem incendiária e acusações ofensivas lançadas por ambos os participantes, não levaria o ouvinte razoável a acreditar que 'Not Like Us' transmite fatos verificáveis ​​sobre Drake", disse a juíza Jeannette Vargas na sua decisão de arquivar o caso.

Em declarações à People, a Universal Music Group (UMG) reagiu: "Desde o início, este processo foi uma afronta a todos os artistas e suas expressões criativas, e nunca deveria ter visto a luz do dia."

"Estamos satisfeitos com a rejeição do tribunal e ansiosos para continuar o nosso trabalho em promover com sucesso a música de Drake e investir na sua carreira", acrescentou a UMG. 

Por seu turno, um representante de Drake mostrou intenção de "recorrer da decisão" do tribunal, como partilhou com a People. 

A história por trás de 'Not Like Us' com 'diss track' para Drake - e que recebeu o Grammy na categoria de Canção do Ano 

Foi em maio de 2024 que Kendrick Lamar, de 37 anos, lançou 'Not Like Us' numa altura em que estava envolvido numa batalha de rap com Drake. Este desentendimento entre os artistas levou ao lançamento de vários temas e também à demonstração do poder de resposta (e encaixe) de ambos.

'Not Like Us' veio só dar mais força ao 'beef' (desavença) dos rappers, e chegou depois de Kendrick Lamar ter lançado 'Euphoria', '6:16 In LA' e 'Meet The Grahams'. Em 'Meet The Grahams', de lembrar, o rapper alega que Drake tem uma filha de 11 anos que mantém 'escondida'.

Drake deu resposta e apresentou alguns temas em que lança rumores/acusações polémicos/as contra Kendrick Lamar, como em 'Family Matters', onde alega que Lamar agrediu a mulher. 

Drake e Kendrick Lamar: A polémica disputa (com várias músicas à mistura)

Drake e Kendrick Lamar: A polémica disputa (com várias músicas à mistura)

Um desentendimento que tem levado ao lançamento de vários temas e também à demonstração do poder de resposta (e encaixe) de ambos os artistas. Se mais não for, é um 'beef' de onde só tem nascido 'arte'.

Notícias ao Minuto | 10:53 - 07/05/2024

Este ano, 'Not Like Us' acabou por vencer o Grammy de Canção do Ano, na 67.ª cerimónia de entrega dos prémios que decorreu em fevereiro, em Los Angeles. 

Kendrick Lamar: Canção do Ano com 'diss track' para Drake e os incêndios

Kendrick Lamar: Canção do Ano com 'diss track' para Drake e os incêndios

'Not Like Us' deu ao rapper vários Grammys, entre eles o de Canção do Ano. No discurso, o artista recordou os incêndios de Los Angeles.

Marina Gonçalves | 10:49 - 03/02/2025

'Not Like Us' foi um dos temas escolhidos para a atuação de Kendrick Lamar no intervalo do Super Bowl, em fevereiro, dias depois da gala dos Grammys. O espetáculo foi assistido por 127,7 milhões de pessoas, adianta a People, tendo sido a maior audiência do Super Bowl na história da televisão. 

Apesar de durante a atuação ter sido omitida a palavra "pedófilo", Kendrick Lamar fez um sorriso ao olhar para a câmara quando cantou: "Diga Drake, ouvi dizer que gostas das novinhas", e a expressão "minor" foi gritada por todo o estádio.

Halftime show? Teve Kendrick, Samuel L. Jackson e até... 'ex' do Drake

Halftime show? Teve Kendrick, Samuel L. Jackson e até... 'ex' do Drake

Kendrick Lamar foi a estrela do intervalo da Super Bowl que decorreu este domingo, 9 de fevereiro.

Mariana Moniz | 08:14 - 10/02/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10