Procurar

Anabela lembra luta contra cancro da mama no ano em que perdeu o pai

Em 2023, Anabela descobriu que tinha cancro da mama. Neste ano teve igualmente de lidar com a morte do pai. No programa das manhãs 'Dois às 10', da TVI, a cantora recordou esta difícil fase da sua vida.

Anabela lembra luta contra cancro da mama no ano em que perdeu o pai

© Instagram/Doisàs10

Mariline Direito Rodrigues
07/10/2025 20:07 ‧ há 1 dia por Mariline Direito Rodrigues

Anabela, que será para sempre conhecida pela música que levou ao Festival da Canção em 1993 - 'A Cidade' - esteve hoje à conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos no programa 'Dois às 10', na TVI. 

 

A artista lembrou 2023, ano em que descobriu que tinha um cancro da mama e no qual o pai morreu. 

Esta confessou que o passado dia 2 de outubro foi particularmente difícil, uma vez que se completaram dois anos desde o falecimento do pai. 

"Tenho vivido esta ausência física do meu pai de uma forma muito positiva e não estou sempre a chorar, antes pelo contrário, lembro-me dele de uma forma muito positiva, mas quando há estas datas é difícil, porque aperta e lembra-me muito o dia em que ele faleceu", confessa. 

A entrevistada nota que "sempre teve uma relação muito íntima, cúmplice e confidente com o pai" desde criança. "Sempre foi o meu porto de abrigo, falámos de tudo, dos meus desamores, das minhas decisões profissionais", realçou. 

A luta de Anabela contra o cancro da mama

Tendo já histórico familiar, uma vez que a mãe e a tia também batalharam contra o cancro da mama, Anabela fazia religiosamente os seus exames de rotina todos os anos. Foi em 2023 que a médica percebeu a presença de um tumor. "Percebi imediatamente que era cancro, a forma tensa como ela [a médica] estava, a fazer-me muitas perguntas, se tinha seguro de saúde, se tinha histórico familiar…", nota.

"Depois do exame, em que a médica me disse que havia aqui uma suspeita grande, comecei a sentir e a apalpar um ligeiro alto, junto ao osso", recorda. 

Apesar de ter chorado muito quando recebeu os resultados da biópsia, Anabela diz que depois teve uma enorme força interior, estando disposta a enfrentar todos os desafios. 

De imediato foi enviada para outros profissionais para fazer uma cirurgia e retirar a mama. Contudo, esta não teve de fazer nem quimioterapia, nem radioterapia. "Eu, felizmente, não tive e fazer tratamentos, faço um tratamento diário, que é um comprido, porque o tumor era hormonal e é para combater as hormonas", explica. 

"Sinto que está curado e o futuro a Deus pertence. Todas as mulheres da minha sobreviverem e estão cá com uma energia e uma força de viver brutal", completou.

Investigação da UTAD sobre cancro da mama vence prémio Inovação da Liga

Investigação da UTAD sobre cancro da mama vence prémio Inovação da Liga

Um biossensor que pode contribuir para a deteção precoce do cancro da mama hereditário foi desenvolvido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e premiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulgou hoje a academia transmontana.

Lusa | 17:30 - 25/09/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10