"Não estou muito surpreendida, sempre esperei que o desfecho fosse este", disse Joana Marques ao reagir em entrevista à rádio Renascença ao desfecho do processo interposto pelos Anjos contra si.
A radialista e humorista apontou que ver o caso ser declarado como "improcedente" e ser absolvida pelo juiz pareceu-lhe desde sempre "a decisão mais óbvia".
"Era só um vídeo parvo e das coisas mais inofensivas que fiz nos últimos anos", reforçou relativamente à paródia que levou os Anjos a colocarem-na em tribunal.
Nelson e Sérgio Rosado decidiram avançar para tribunal alegando terem sido amplamente prejudicados por uma paródia de Joana Marques. Em causa estaria um vídeo no qual era destacada a atuação dos Anjos numa prova do MotoGP, em Portimão, na qual cantaram o hino nacional.
"Não quero reivindicar aqui uma vitória de todos os humoristas, mas sim uma vitória de toda a gente", disse.
"Sinto que os Anjos acabaram por processar a pessoa errada. [...] Teriam sido mais bem sucedidos se tivessem tentado penalizar essas pessoas que fizeram essas coisas de que eles se queixam e com as quais eu também não concordo", defendeu, referindo-se aos comentários negativos que Nelson e Sérgio Rosado receberam através da internet.
Questionada se este processo a teria feito repensar a forma como faz humor e os limites da suas piadas, a mente de 'Extremamente Desagradável' atirou:
"Isto não me fez em nenhum momento sentir mal ou ter um peso na consciência e pensar que cosias terríveis faço às pessoas, vejo que há pessoas e sinto cada vez mais essa tendência, que querem comparar o humor com uma agressão mas eu não o vejo assim."
"Não sinto que o humor cause um dano real", reforçou. "[Este processo] Nao me fez pensar mais do que já tinha pensado antes sobre aquilo que faço."
Julgamento vai dar origem a um novo espetáculo de Joana Marques
Joana Marques não pondera levar os Anjos a tribunal e espera que o processo fique por aqui. Agora, diz que quer apenas acabar de pagar os honorários dos advogados já que ir a tribunal "é uma brincadeira que sai um bocadinho cara".
Contudo, o julgamento será ainda rentabilizado num espetáculo humorístico anunciou Joana Marques.
"Achei aqueles quatro dias muito divertidos, apesar de intensos por estarmos ali a discutir uma coisa séria", disse, dando conta de que dadas as notas que tirou nas quatro sessões em tribunal "tem material suficiente" para um espetáculo que será lançado em breve.
Os Anjos trataram o tema "da perspetiva mais seria" e Joana irá agora abordá-lo da "prestativa humorística". Joana Marques promete neste espetáculo falar sobre o processo dos Anjos mas também de tudo o que viveu neste último ano.
"Era quase um crime não utilizar coisas que se passaram ali [em julgamento] de forma leve e descontraída", rematou.