Decorreu na noite de domingo, 28 de setembro, a XXIX gala dos Globos de Ouro. Nesta noite de festa em que a cultura e o mundo artístico português foram premiados, a crise humanitária em Gaza não foi esquecida. Foram várias as celebridades que usaram os seus visuais para se manifestarem em apoio à liberdade palestiniana.
O vestido de Mafalda Luís de Castro
Mafalda Luís de Castro destacou-se entre os looks de manifestação por Gaza. A atriz, que volta em breve ao pequeno ecrã da SIC com o regresso da série de sucesso 'Lua Vermelha', na qual já teve papel de protagonista no passado, usou um vestido inspirado nos lenços que simbolizam a luta da Palestina.
O lenço em causa chama-se Keffiyeh, trata-se de uma peça de padrão axadrezado, cor preta e branca, usado normalmente na cabeça ou à volta do pescoço. Representa uma espécie de bandeira não oficial pela luta e esperança pela Palestina.
Keffiyeh foi usado em palco
O lenço que representa a luta pela Palestina foi igualmente envergado em palco. Chamado a entregar um Globo de Ouro, Jorge Corrula colocou o lenço palestiniano e assim permaneceu em palco.
O ator Diogo Lopes juntou-se às manifestações por Gaza utilizando o Keffiyeh ao pescoço. A peça foi combinada com um fato clássico preto, gravata da mesma cor e camisa branca.
Importa referir que existiram ainda outras celebridades a usarem o lenço palestiniano nos seus visuais.
Bárbara Branco e o 'statement' de apoio à palestina
Bárbara Branco usou um fato largo preto, com gravata da mesma cor e camisa branca. A atriz reforçou o apoio à Palestina utilizando um pin com as cores do país.
"Apesar de esta noite ser sobre a cultura e sobre premiar também os artistas e sobre glamour, fazia-me todo o sentido ter também o meu 'statement' de apoio à palestina e portanto trouxe este pin no meu casaco", disse a atriz em declarações à SIC. Veja aqui o look e as declarações.
Joana Santos discursou contra a crise humanitária em Gaza
Joana Santos subiu ao palco para ver o seu talento ser premiado. A atriz levou para casa o Globo de Ouro para Melhor Atriz de Cinema pelo seu desempenho no filme 'On Falling'.
No discurso que fez como forma de agradecer o prémio, em palco, Joana Santos lembrou a crise humanitária em Gaza: "O prémio é meu mas a minha voz é para eles", disse.
A atriz usou um vestido comprido de decote cai-cai, totalmente preto, e um pin com uma pomba branca reforçando o seu apoio à liberdade palestiniana.
Eis abaixo o look completo:
© SIC.PT